Após queda com isolamento social, número de passageiros de ônibus sobe 28% em Ribeirão Preto, SP

Prefeitura de Ribeirão Preto suspende licitação para estudo de ...
Um levantamento divulgado pela Transerp aponta um aumento de 28% no número de passageiros do transporte público de Ribeirão Preto (SP) nas duas últimas semanas, durante a pandemia do novo coronavírus.
A elevação, registrada na última semana, preocupa as autoridades, depois de um primeiro momento de queda na circulação de pessoas como consequência das medidas de isolamento social na cidade.
Segundo o balanço, 53,6 mil pessoas circularam pelos ônibus em Ribeirão Preto em 8 de abril, 11,8 mil a mais do que no dia 24 de março, depois que as regras de distanciamento e do transporte ficaram mais rígidas no município.
O número chegou a baixar 78%, de 200,1 mil em 10 de março para 41,8 mil, no final do mês passado.
O aumento também se observa entre os idosos, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Depois de uma baixa de 90%, a circulação nos ônibus quase dobrou - de 3,7 mil para 7,1 mil - no fim de março.
A atendente de telemarketing Aline Espagnol, que precisa utilizar o transporte público para trabalhar, conta que notou um aumento no número de passageiros nas linhas, inclusive de idosos.
"Estão tendo muitos idosos também dentro dos ônibus. Acho que o isolamento que é para pedir para eles não está sendo feito", diz.
Ela também reclama que, diferente do estabelecido pelas autoridades, os responsáveis pelos ônibus não têm adotado as medidas de segurança para evitar o contágio da doença, como limitação no número de pessoas. A Justiça recentemente determinou que o número de veículos da frota fosse ampliado para evitar aglomerações.
"Tinham dito que teria álcool em gel e não está tendo, falaram que a lotação ia ser sentada. Também não está acontecendo. Estão tendo pessoas em pé dentro do ônibus", afirma.
Segundo a atendente de caixa Jardeane da Silva, o maior volume de passageiros ocorre entre 17h e 18h em linhas como do bairro Santa Cruz. "Os ônibus estão ficando muito lotados. Já que é para prevenir aglomerações nos ônibus está muito lotado. Acho que deveria ter mais ônibus circulando durante o horário de pico, que é o horário que o povo está saindo do serviço", afirma.
A Transerp informou que ainda não foi notificada sobre a decisão judicial, mas que já orientou o Consórcio Pró-Urbano, que responde pela operação do transporte, a ampliar as linhas, bem como para que mantenha práticas de higiene nos veículos e terminais.
O Pró-Urbano confirmou que tem ampliado a frota em operação de acordo com a demanda.
Fonte: G1 Ribeirão Preto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC