Distrito Federal institui medidas preventivas no transporte
Com o aumento de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus no Distrito Federal, os meios de transportes da capital começaram a adotar medidas para evitar o contágio da doença. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô/DF) informou que os trens circulam normalmente e não há previsão de mudanças. Entretanto, reforçou medidas de higiene nos vagões.
Antes, os trens passavam por limpeza profunda diariamente entre as viagens na Estação Central. Por causa do coronavírus, as ações passaram a ocorrer também nos terminais de Ceilândia e Samambaia. Além disso, a partir de hoje, os vagões atenderão a população com as janelas basculantes abertas para melhor fluxo de ar. O sistema de som das estações e dos veículos transmitirão informações de cuidados e prevenção da Covid-19.
O Correio entrou em contato com a Secretaria de Mobilidade (Semob), questionando sobre ações de higienização nos ônibus da capital, entretanto, em nota oficial, a pasta informou que “orienta os passageiros a adotarem os procedimentos previstos no Plano de Contingência da Secretaria de Saúde”.
A Inframerica, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, comentou que segue as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que orienta os passageiros e funcionários sobre os procedimentos a serem seguidos por painéis e áudio em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e mandarim). Além disso, álcool em gel em pontos específicos do terminal e espaços administrativos estão à disposição para os usuários do terminal aéreo.
Cuidados
De acordo com a Avisa, o comandante da aeronave deve comunicar a autoridade sanitária caso tenha alguma suspeita de coronavírus no voo. Também é de responsabilidade dele a adoção de medidas para isolar o passageiro. Os funcionários de aeroportos também podem impedir o embarque de pessoas com sinais da doença, informando o Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde.
160 mil
Quantidade de passageiros diários atendidos pelo metrô do Distrito Federal
Fonte: Correio Braziliense
Comentários
Postar um comentário