Em apenas 3 meses Tarifa Zero triplica número de passageiros atendidos em Vargem Grande Paulista



A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Após três meses do lançamento, o Programa Tarifa Zero continua somando benefícios para a população de Vargem Grande Paulista. Neste período, mais de 340 mil passageiros foram atendidos segundo os dados apresentados pela empresa responsável pelo serviço de transporte no município.
Implementado em novembro do ano passado, o programa inovou em mobilidade urbana e passou a ser referência em diferentes cidades no mundo. O novo modelo de transporte público gratuito foi apresentado em Lisboa/Portugal, durante a 4ª edição do Ciclo de Palestras MOBILIDADE – Tendências | Desafios | Realidades. No Brasil, Vargem Grande Paulista foi a 14ª cidade a oferecer gratuidade no transporte, sendo a primeira na região Metropolitana de São Paulo.
“Moro em Vargem Grande há 40 anos e é a primeira vez que vejo um trabalho assim, é algo que nunca foi feito no município”, comentou Miguel, morador do bairro Capela do São Pedro. A geração de emprego dentro do município é outro benefício que o Programa Tarifa Zero trouxe para a população.
Com a gratuidade do transporte, os empregadores passaram a contratar mais munícipes de Vargem Grande Paulista, já que o incentivo é um gasto a menos para empresas e lojas na cidade. Cristiano é comerciante no centro da cidade e comentou a importância do Tarifa Zero para contratar mais funcionários do município: “O Tarifa Zero é um incentivo para nós. A gratuidade do transporte nos deu a possibilidade de economizar e contratar mais funcionários dentro de Vargem Grande Paulista”.
O Tarifa Zero é uma parceria entre a Prefeitura e iniciativa privada, que contribuirá com uma taxa mensal referente ao que já é gasto com vale transporte. Esta taxa é paga ao Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU), criado pelas Leis Municipais Lei Municipal 1068/2019 e 1092/19) que tem como receita: dotações orçamentárias; multas de trânsito; taxa de transporte público de passageiros (empresas privadas); taxa de publicidade; publicidade em pontos de ônibus; entre outras.
A frota de ônibus também foi ampliada de 7 para 13 ônibus, e as 4 linhas que estavam em funcionamento passaram a ser 7 atendendo diversos bairros da cidade. Além disso, as obras do Terminal Metropolitano seguem em andamento. Em breve, o novo terminal vai receber todas as linhas, interligando todo o município.

Fonte: O Repórter Regional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC