Acervo Histórico do Rio de Janeiro. Bairro Engenho Novo

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre, texto que diz "PÁGINA MADUREIRA ONTEM & HOJE"

Engenho Novo, Rio de janeiro - Década de 1910.

Esse viaduto metálico cruzava a linha férrea da EFCB entre as estações do Engenho Novo e Silva Freire. Foi construído no início do século XX, quando ainda não havia a passagem sob a ferrovia que erradamente alguns chamam de Buraco do Padre.


Os bondes da companhia Villa Izabel cruzavam este viaduto, que ligava a rua 24 de Maio à Arquias Cordeiro, saindo do topo do morrote de onde também sai a rua Lins de Vasconcellos. Este morrote é visto na extrema direita da foto.
A fotografia mostra o bonde 137 vindo da 24 de Maio e descendo para a Arquias Cordeiro. A numeração do bonde indica que já estamos na era Light, ou seja, a foto é posterior a 1907.
Em 1921 foi renivelado o leito da ferrovia e com isso foi aberta uma passagem sob ela, próximo à estação do Engenho Novo, dando origem à rua Silva Freire (homônima da estação). Com isso, os bondes que tinham de passar da 24 de Maio para a Arquias Cordeiro vieram a usar essa passagem, tornando desnecessário o viaduto. Ele foi demolido posteriormente.

As informações são da página Madureira: Ontem e Hoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC