Novos trens da linha 13 da CPTM devem entrar em circulação entre final de janeiro e início de fevereiro
ADAMO BAZANI
Os primeiros trens da série 2500 fabricados na China devem começar a operar entre o final deste mês de janeiro e início de fevereiro.
A informação é do presidente da CPTM, Pedro Moro, na manhã deste sábado, 11 de janeiro de 2020, a portais de mobilidade, entre os quais o Diário do Transporte.
“Estão sendo feitos alguns ajustes que devem ser concluídos neste mês. Assim, logo começam a operar“. – disse.
Pedro Moro disse ainda que as duas últimas das oito composições chegaram da China no Porto de Santos na última segunda-feira, restando apenas trâmites burocráticos para liberação.
TRENS
O primeiro dos oito trens adquiridos pelo Governo do Estado na China para circular na Linha 13-Jade da CPTM desembarcou no Porto de Santos na manhã do dia 05 de setembro de 2019.
O trem embarcou para o Brasil em 20 de junho em navio especial.
“Os principais diferenciais dessa frota, chamada 2500, são o bagageiro para malas pequenas localizado acima dos assentos e o espaço específico para malas grandes. Esses itens vão garantir conforto na viagem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Atualmente, circulam na Linha 13-Jade trens novos do mesmo padrão das demais linhas da CPTM”, informou a CPTM, em nota na época.
O consórcio Temoinsa-Sifang venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,7 milhões para a fabricação dos oito trens. A aquisição dessa frota está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou € 85 milhões para o Governo do Estado de São Paulo.
“A exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens chineses têm 170 metros de comprimento. Possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria”, informou a CPTM, também em nota.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
Colaborou Alexandre Pelegi
Com informações: Diário do Transporte
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