CBTU-BH cumpre decisão judicial e implementa reajuste tarifário

Resultado de imagem para metro bh

Cumprindo a determinação judicial proferida pela 15ª Vara da Justiça Federal em Minas Gerais, a CBTU-Belo Horizonte passa a aplicar neste domingo (5/1) o reequilíbrio tarifário, que vem sendo realizado de maneira progressiva em todas as capitais onde a Companhia atua. Com essa medida, a tarifa do Metrô de BH passa a custar R$ 4,00.

Determinado após audiência de conciliação realizada em 24 de abril, o reequilíbrio tarifário começou a ser aplicado, em maio de 2019, depois de 13 anos sem reajustes nas tarifas em Belo Horizonte, 15 anos em Natal, Maceió e João Pessoa e sete anos em Recife, o que resultou em elevada defasagem da tarifa pública e do custo de manutenção dos sistemas. 

Equilíbrio financeiro: Na decisão judicial, a 15ª Vara da Justiça Federal em Minas reiterou que a recomposição da tarifa é essencial para subsidiar o equilíbrio financeiro entre o custo operacional dos sistemas e o preço pago pelo usuário, bem como a manutenção do caráter social do serviço metroferroviário prestado pela CBTU em todo o país.

A recomposição aplicada não está atrelada a nenhum investimento em particular. A busca pelo reequilíbrio financeiro visa, exclusivamente, reduzir a discrepância provocada pela defasagem de mais de uma década sem reajustes de qualquer natureza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Licitação separada de chassi e carroceria faz Porto Alegre economizar, diz prefeitura