Brasília-DF. Estação Estrada Parque começa a funcionar, em regime experimental, a partir de segunda-feira (6/01)

Estação Estrada Parque começa a funcionar, em regime experimental, a partir de segunda-feira (6/01)

Depois de mais de 20 anos de espera, os moradores de Águas Claras e região vão poder usufruir da Estação Estrada Parque (EPQ). A partir da próxima segunda-feira (6/01), ela vai estar aberta ao público em regime experimental, funcionando para testes operacionais que vão avaliar a operação no local, como os bloqueios (catracas), bilhetagem, paradas e abertura de portas dos trens, sistema de alto-falantes (PA), pós de vendas e segurança, entre outros. A estimativa é que sejam atendidos cerca de 10 mil novos usuários diariamente. Ainda não há previsão para a estação ser inaugurada oficialmente pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

A conclusão da Estação Estrada Parque vai permitir à Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) ampliar a prestação do serviço de transporte metroviário e aumentar a receita tarifária. Nas proximidades da Estação Estrada Parque há cinco faculdades e um empreendimento imobiliário com mais de 3 mil pessoas, o que fez aumentar a procura pelo transporte público.

O valor total da obra foi de cerca de R$ 2,4 milhões e o contrato com a empresa vencedora da licitação previu a exigência da assinatura do Termo de Compromisso de Conduta Ética e de Combate à Corrupção, como uma obrigação de se ter um programa de integridade interno, com os funcionários, para evitar atos de corrupção.

Para o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, em 2019 a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal avançou bastante em relação às obras das estações como a Estrada Parque e as da Asa Sul, a 106 Sul e a 110 Sul. “A entrada em testes operacionais da Estação EPQ mostra que estamos atingindo nossos objetivos, que é sempre a excelência no serviço para os usuários. A Estação EPQ é uma demanda antiga e vai atender a uma comunidade muito grande, com complexos de moradia e faculdades em Águas Claras e região”, avalia. “Isso tudo agrega muito valor ao Metrô-DF, porque mais estações abertas representam mais passageiros dentro do sistema e arrecadação para a empresa”, completa Handerson Cabral.

Sobre as estações da Asa Sul, a 106 Sul e a 110 Sul, Handerson Cabral informa que, nas duas estações, parte do acesso para o Eixo W está pronta. “Vamos entregá-las neste primeiro semestre de 2020 porque precisamos terminar o túnel que atravessa o Eixo e a construção dos acessos do Eixo L”, informa.

Metrô DF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais