Governo estuda entrar com Metrô no ABC através de Santo André

Resultado de imagem para metro abc paulista
O Governo do Estado estuda trazer o Metrô para o ABC através agora da Estação Prefeito Saladino, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em Santo André de onde partiria a linha 20-Rosa em direção à Lapa. Originalmente a linha rosa chegaria até o Rudge Ramos em São Bernardo.
A proposta integra o Relatório de Empreendimentos do Metrô, em sua última versão apresentada em novembro. De acordo com esse material a proposta tem o status “em estudo”. Também não há mais detalhes sobre previsões, custos ou traçado da intervenção.
A linha 20-Rosa é um traçado antigo que estava nas gavetas de projetos do Metrô e que foi desarquivado depois que o governador João Doria (PSDB) anunciou que a linha 18-Bronze não seria mais construída para ser operada como Metrô e sim como uma linha de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Trânsit).
A decisão foi tomada em julho e foi uma decepção para a região que esperava a integração com o sistema metroviário da Capital. Na época o secretário dos transportes Alexandre Baldy teve a incumbência de dar a notícia, mas anunciou compensações, uma delas foi a linha 20-Rosa.
A outra medida compensatória foi a modernização da linha 10-Turquesa da CPTM, que ganhou trens mais modernos, porém com uma década de uso.
Não há justificativas, no relatório de empreendimentos, sobre a mudança de traçado da linha 20. Essa não é a primeira mudança na linha, que inicialmente estava prevista para ligar Lapa e Moema e depois foi “esticada” para chegar a estação Afonsina, no Rudge Ramos, em São Bernardo. A linha teria, com esse traçado 13 quilômetros e transportaria 800 mil passageiros por dia.
Com informações: Repórter Diário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais