Rio de Janeiro-RJ. Dezessete dos 40 trens do RJ retirados de circulação voltarão à frota até domingo, diz governo


Trens lotados na estação São Cristóvão da Supervia na segunda-feira — Foto: Reprodução/ TV Globo
Ainda segundo a Secretaria de Transportes, mais seis composições estarão retornando à frota entre os dias 24 e 30, totalizando 23 trens. Os 40 trens, após passarem por revisões, deverão estar em plena operação até 17 de janeiro de 2020.

O cronograma de normalização do tráfego ferroviário foi acertado em reunião ocorrida nesta terça-feira (19) com representantes do Consórcio CRRC, da Central Logística, da SuperVia e da Agetransp.

Os trens retirados de circulação ainda se encontram em período de garantia. A Setrans determinou ao grupo chinês CRRC que, após os reparos emergenciais, seja feita a substituição das caixas de engrenagem de todos os 70 trens adquiridos na licitação de 2011.

A Secretaria de Estado de Transportes afirmou nesta terça que, até o próximo domingo (24), 17 dos 40 trens retirados de circulação pela SuperVia retornarão à frota operacional. Segundo o órgão, os trens estão passando por processo de manutenção de suas caixas de tração e estarão novamente disponíveis para o transporte de passageiros.

No último dia 18, por recomendação do Consórcio CRRC, responsável pela fabricação das composições, a SuperVia retirou de circulação 40 trens, em decorrência de problemas nas caixas de tração produzidas pela empresa alemã Voith.

A SuperVia tem, ao todo, 201 trens. Por causa da retirada das 40 composições, a concessionária opera em esquema especial desde segundo. Esse esquema inclui aumento de intervalos e trens menores em alguns ramais.

Ainda segundo a Secretaria de Transportes, mais seis composições estarão retornando à frota entre os dias 24 e 30, totalizando 23 trens. Os 40 trens, após passarem por revisões, deverão estar em plena operação até 17 de janeiro de 2020.

O cronograma de normalização do tráfego ferroviário foi acertado em reunião ocorrida nesta terça-feira (19) com representantes do Consórcio CRRC, da Central Logística, da SuperVia e da Agetransp.

Os trens retirados de circulação ainda se encontram em período de garantia. A Setrans determinou ao grupo chinês CRRC que, após os reparos emergenciais, seja feita a substituição das caixas de engrenagem de todos os 70 trens adquiridos na licitação de 2011.


Com informações: G1

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