Goiana-GO. CMTC e RMTC apresentam novo sistema de bilhetagem

O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Benjamin Kennedy Machado da Costa, e membros da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) apresentam, nesta terça-feira (26/11), às 10 horas, na sede da CMTC, o novo modelo de bilhetagem eletrônica. O sistema já está em operação em outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, e sua implantação visa melhorar a experiência do usuário. 
Nos últimos anos, a evolução tecnológica modificou a forma como as pessoas lidam com o dinheiro no dia a dia. As tradicionais cédulas de papel perdem cada vez mais espaço para os meios de pagamento mais modernos, como cartões de débito e crédito e transações digitais. Acompanhando esta nova realidade, a CMTC e a RMTC promovem a reformulação completa do sistema de bilhetagem. A ideia é trazer mais comodidade e praticidade aos usuários. Os novos meios de pagamento para utilização dos ônibus contemplam diferentes modelos e facilitam a aquisição da passagem, além de garantir mais segurança aos usuários.
Wi-fi e cartões
Com financiamento e implementação gradual realizada pelo RedeMob Consórcio, o novo sistema de bilhetagem terá funcionalidades como biometria facial, pagamento por QR Code, cartões Sitpass, cartão de crédito ou débito por aproximação (NFC), pagamento em nuvem, recarga a bordo, wi-fi a bordo e atualização de dados dos cartões a bordo. A primeira fase, que contempla a biometria facial e o QR Code, será executada em até oito meses após a assinatura do contrato. A segunda fase terá prazo de conclusão de quatro meses após o término da primeira etapa.

A nova tecnologia foi escolhida a partir de estudos de mercado com as principais empresas do setor, que apontaram a Prodata como fornecedora do melhor conjunto de recursos disponíveis no Brasil atualmente. A Prodata é líder de mercado na América do Sul e está presente em 240 cidades, entre elas nove capitais brasileiras. Além de deixar as viagens mais agradáveis e o sistema de transporte mais prático e seguro, a nova bilhetagem vai permitir a flexibilização tarifária por tipo de dia, horário ou linha, e possibilitar maior integração eletrônica entre as linhas sem uso dos terminais.
A transição para o novo sistema de bilhetagem será executada sem prejuízos ao sistema atual. Todas as etapas do processo vão acontecer de forma a minimizar o impacto durante o período de transição. O objetivo é esclarecer para os usuários todos os benefícios que chegarão com a mudança, por meio de campanhas nas redes sociais e nos terminais de integração da RMTC.
Satisfação do usuário
A substituição do atual sistema de bilhetagem eletrônica é um consenso entre todas as instituições e empresas que fazem parte da RMTC. Pioneiro no Brasil, o sistema de Goiânia atual utiliza tecnologia francesa e está com mais de 22 anos de operação ininterrupta e dará lugar agora a um novo modelo que aproveita todas as potencialidades dos novos recursos tecnológicos. “A proposta é facilitar sempre o acesso do usuário ao transporte. Oferecer ferramentas que aperfeiçoem essa experiência e que dão mais segurança na utilização de dados, é melhorar o serviço para que ele se torne cada vez mais atrativo”, diz Benjamin Kennedy.

Serviço
Apresentação oficial do novo sistema de bilhetagem eletrônica da RMTC
Data: 26/11 (terça-feira)
Horário: 10 horas
Local: Sede da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC)
1ª Avenida, número 486, Setor Leste Universitário

Bianca Benetti, da editoria de Transporte Coletivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC