Parceria entre SPTrans e Instituto de Energia e Meio Ambiente cria calculadora que vai monitorar as emissões de poluentes da frota nos próximos 19 anos
A Prefeitura, por meio da SPTrans, gestora do transporte público da cidade, e em parceria com o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), acabam de lançar a ferramenta gratuita Planejamento de Frota (PlanFrota), uma calculadora de emissões de poluentes, que vai auxiliar as empresas de ônibus no monitoramento de emissões atmosféricas de dióxido de carbono (CO2), material particulado (MP) e óxidos de nitrogênio (NOx) e assim contribuir para que os operadores do sistema cumpram as metas de redução estabelecidas na Lei Municipal nº 16.802/18, que dispõe sobre o uso de fontes de energia menos poluentes na frota de transporte coletivo de São Paulo.
Um dos objetivos é padronizar os relatórios para o monitoramento anual do impacto da frota nas emissões de poluentes entre os anos de 2016 a 2038. Desta forma, os resultados enviados pelas empresas operadoras serão consolidados e monitorados pela SPTrans, facilitando a avaliação do cumprimento do cronograma de metas estabelecido na Lei. A PlanFrota já foi apresentada no Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas –COMFROTA.
Metodologia
As quantidades anuais de emissões de CO2, MP e NOx serão geradas após a inclusão de dados, tais como: tipo de veículo e motor, combustível/tecnologia utilizados, ano-modelo e presença ou não de ar condicionado. O cálculo final das emissões resulta da multiplicação entre a quilometragem percorrida por ano, o fator de emissão de cada poluente e do consumo de combustível por tipo de veículo.
As empresas receberão treinamento para entender as funcionalidades da planilha e cadastrar a frota de forma correta. Os operadores levarão seus próprios computadores para a instalação do PlanFrota. Os resultados fornecidos por esta ferramenta fazem parte das obrigações contratuais
Assessoria de Imprensa - SPTrans
Comentários
Postar um comentário