Rio de Janeiro-RJ. Santos Dumont reabre no sábado com mais voos

Pista principal do aeroporto Santos Dumont passa por reformas e está interditada para pousos e decolagens. Trabalho teve início no dia 24 de agosto, com previsão de durar até o próximo dia 21 Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo
Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

O Santos Dumont volta a operar normalmente a partir das 6h do próximo sábado, 21 de setembro. Com o fim das obras de recuperação da pista principal, a Infraero afirma que o aeroporto terá condições de funcionar por mais tempo em dias de chuva, por ter melhores condições de drenagem e escoamento da pista. Além disso, volta à ativa com pouco mais de 220 voos diários , já incluindo as operações da Azul na ponte aérea Rio-São Paulo. Antes da reforma, eram 200. A Latam também vai aumentar número de voos saindo do aeroporto, para as cidades de Vitória, Porto Alegre e Curitiba, a partir de 15 de novembro.


O aeroporto entrou esta semana na reta final das obras da reforma da pista principal, que tiveram início no último dia 24 de agosto. Segundo brigadeiro Hélio Paes de Barros, presidente da estatal, o aeroporto está incluído na 7ª rodada de concessão do setor, prevista para 2021. Até lá, a Infraero vai trabalhar para valorizar ao máximo o ativo.

— Estamos concretizando a 5ª rodada (de concessões de aeroportos). Ainda teremos a 6ª e a 7ª rodadas, quando entrarão Santos Dumont e Congonhas. Até lá, as intervenções que serão feitas pela Infraero serão aquelas para manter a segurança de voo, a qualidade (do serviço e da infraestrutura) para o usuário, como também para elevar e apressar melhor o custo do aeroporto na hora que formos fazer a concessão. Ou seja, nós vamos valorizar o ativo — explicou ele.

A Infraero vem fazendo o que ele chamou de “ampliações cirúrgicas” nos aeroportos que serão licitados, para que esses ativos estejam mais valorizados no momento da venda.

A pista principal do Santos Dumont passou por obras para melhoria da estrutura e recuperação da camada porosa de asfalto, o que deve ampliar as condições de operação do aeroporto, enfatizou o brigadeiro. Uma eventual expansão do terminal ficaria a cargo da nova concessionária:

— Foi colocada uma camada de asfalto porosa de atrito. Junto com o declive na pista, vai permitir ter o aeroporto aberto por mais tempo, porque não vai ter a concentração de poças d´água que poderia inviabilizar o funcionamento do aeroporto.

A vantagem dela em relação às outras massas é que evita fazer contínuas intervenções na própria pista. Além de ter uma qualidade melhor no asfalto, há também a previsão de evitar, quando tivermos muitas chuvas, acúmulo de água. Com isso, o aeroporto poderá permanecer aberto por mais tempo.

As obras tiveram início em 24 de agosto, quando mais de 80% dos voos diários do Santos Dumont foram transferidos para o Galeão, na Zona Norte. Isso inclui a totalidade dos voos de Latam e Gol e parte dos da Azul, que manteve linhas saindo do aeroporto do Centro do Rio e ainda iniciou suas operações na ponte aérea Rio-São Paulo. A reforma custou R$ 9 milhões, menos que os R$ 10 milhões previstos inicialmente, e envolve uma equipe de 150 pessoas trabalhando 24 horas por dia.

Com informações: O Globo

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