São Paulo-SP. Com nova estação da Linha 15-Prata, monotrilho passará a transportar 100 mil passageiros por dia, diz Doria

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Foto: Adamo Bazani/Diário do Transporte
O governo do Estado de São Paulo entregou nesta segunda-feira, 26 de agosto de 2019, mais uma estação do monotrilho da Linha 15-Prata.
A estação Jardim Planalto, na zona Leste de São Paulo, faz parte das paradas remanescentes da ligação que inicialmente deveria ter sido entregue até 2014.
Com a nova estação, segundo disse o governador João Doria na cerimônia de inauguração, a demanda da linha passa para em torno de 100 mil passageiros por dia útil.
Ainda de acordo com o governador, até o final deste ano serão entregues mais 3 estações: Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.
A estação final da linha, Jardim Colonial, já teve as obras autorizadas e deve ser entregue até 2021.
A linha completa deve transportar em torno de 400 mil passageiros por dia útil.
HISTÓRICO
Diário do Transporte esteve na retomada das obras em 27 de maio.
Relembre:
Segundo o Governo do Estado, as obras estiveram paradas por causa de problemas com o consórcio responsável pela implantação das estações e de intervenções no entorno, como ciclovias.
O contrato com a empreiteira Azevedo & Travassos foi rescindido e aplicadas multas de mais de R$ 7 milhões por abandono dos serviços, na versão da gestão estadual.
Após licitação, foi firmado um novo contrato com a STER Engenharia.
Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, as obras remanescentes de quatro estações vão custar R$ 47,5 milhões.
A ligação vai atender a 400 mil pessoas por dia e os custos gerais para a implantação são de R$ 5,2 bilhões para 15,3 km e 11 estações. O valor  inicial num trecho maior seria de R$ 3,6 bilhões.
O trecho entre Vila Prudente e Ipiranga e Boa Esperança e Hospital Cidade Tiradentes, no extremo leste, tiveram o projeto “congelado”, sem previsão de início das obras.
Dados da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, obtidos pela reportagem do Diário do Transporte por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram que além de atrasados, os monotrilhos estão bem mais caros que as previsões anteriores de custos.
No caso da linha 15-Prata (zona Leste), o valor já está 12,6% maior.
Linha 15 – Prata 
Valor Orçado: R$ 4,61 bilhões (R$ 4.618.290.000,00) – (Base: Jun/2015) – Nota: 1
Valor estimado para conclusão: R$ 5,2 bilhões (R$ 5.202.660.000,00)- (Base: Jun/2018) – Nota: 2
Valor realizado até set/2018: R$ 4,28 bilhões (R$ 4.284.590.000,00)
Previsão de Conclusão:  Estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus  (4º Trimestre de 2018 – NÃO CUMPRIDO); Estação Jardim Colonial – (Exercício de 2021).
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Com informações: Diário do Transporte

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