Internacional. CRRC vence concurso para fornecer material circulante à Metro do Porto
O fabricante chinês CRRC foi o escolhido, no relatório preliminar, para o fornecimento de 18 novos metros ligeiros para o Metro do Porto, ficando assim à frente da Škoda Transportation e da Siemens Mobility. Segundo adianta o Jornal de Notícias, o processo do concurso público seguirá os trâmites legais, nomeadamente a audiência prévia, na qual os concorrentes poderão ainda apresentar reclamações aos resultados.
Recorde-se que, em dezembro do ano passado, a Metro do Porto lançou um concurso público internacional, no valor de 56,1 milhões de euros, que incluía, não só o fornecimento dos veículos como também a respetiva manutenção por um período de cinco anos. Com este investimento, a frota do Metro do Porto passará a contar com 120 unidades.
Segundo o operador, “os novos veículos do Metro do Porto deverão estar preparados para operar comercialmente nas diversas linhas da rede, cumprindo todas as normas operacionais e de segurança. O caderno de encargos prevê que a sua lotação mínima seja de 240 lugares, dos quais 60 serão obrigatoriamente sentados. As composições têm que ter duas cabines e ser bidirecionais (como as atuais), atingindo uma velocidade máxima igual ou superior a 80 km/hora”.
Entre os critérios de avaliação, estão o preço (25%), a valia técnica (40%) e a capacidade, conforto e acessibilidade (35%). As novas composições têm previsão de entrega entre 2021 e 2023, ao ritmo de uma por mês.
por: Pedro Venâncio
Com informações: Transportes em Revista
Comentários
Postar um comentário