Pampulha-MG. Linha de ônibus da UFMG é suspensa por dificuldades financeiras
Uma, das cinco linhas de ônibus que circulam internamente no campus Pampulha da UFMG, vai deixar de operar a partir da próxima segunda-feira (2). A universidade informou que a suspensão ocorre “devido às restrições orçamentárias que atingem a instituição.”
A linha 4 funciona como reforço para as outras linhas em horário de pico de pessoas que circulam pela universidade. Com a suspensão, serão afetadas as escolas de Música, de Belas Artes, de Veterinária e de Engenharia, algém das faculdades de farmácia, de educação e de odontologia. Também deixam de ser atendidos a creche, o Centro Pedagógico, a biblioteca e a praça de serviços.
A linha faz 14 viagens por dia, sendo mais frequente logo nos inícios da manhã, tarde e noite. Hoje, a faculdade conta com cinco linhas que circulam gratuitamente entre as unidades acadêmicas, sendo a 5ª linha funciona somente aos sábados.
A universidade não informou de quanto será a economia para o orçamento da instituição com a suspensão da linha.
Corte de 30%
A UFMG vem sofrendo, desde maio deste ano, com cortes no orçamento. À época, foi anunciado, pelo Governo Federal, bloqueio de 30% do orçamento destinado à educação superior pública em todo o país.
Procurador regional dos Direitos do Cidadão, Helder Magno da Silva, disse, em reportagem publicada à época, que o corte na universidade foi de 64,5 milhões. "Além disso, a extinção generalizada de cargos e funções, em especial de chefia, tende a inviabilizar a gestão universitária, pois atinge postos-chave das instituições”, comenta Silva.
Com informações:
Comentários
Postar um comentário