Na lista das piores linhas de ônibus do Rio, Campo Grande ocupa metade do ranking
Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, é o grande campeão quando o assunto são as piores linhas de ônibus municipais. Segundo um ranking divulgado pela Secretaria municipal de Transportes, que listou as linhas com mais reclamações, os coletivos que têm o ponto final ou inicial no bairro ocupam metade da lista. Os aspectos observados pela pasta são a conduta dos motoristas, cobradores, ficais e despachantes; o estado de conservação dos veículos; e outras irregularidades, como escassez de carros, intervalos e superlotação.
— Todo dia é um desafio enfrentar esses ônibus e suportar uma viagem desgastante. Os carros estão com o ar-condicionado sem funcionar, com os bancos sujos e as janelas quebradas. Já reclamamos várias vezes, mas nada foi feito até agora. Quem sofre somos nós, cidadãos — destaca o aposentado José Silva, de 63 anos, que usa diariamente a linha 821 (Consórcio Santa Cruz), que faz o trajeto Corcundinha x Campo Grande e ocupa o desonroso primeiro lugar no ranking de linhas com mais queixas sobre conservação.
Outra linha que figura nessa lista é a 822 Corcundinha x Campo Grande (Vila Nova). Segundo relatos de passageiros, os ônibus "fedem a mofo" e viram verdadeiras estufas:
— Toda viagem é esse caos. Carrego até uma toalhinha para secar o rosto do meu filho, que sofre com o calor. A refrigeração nunca funciona, e os ônibus não tem janela. Aí temos que enfrentar essa estufa aqui dentro — afirma a a auxiliar de faxina Adriana dos Santos.
No quesito falta de ônibus, a pior delas, apontada pela prefeitura, é a 828, que vai de Campo Grande a São Jorge. No terminal rodoviário do bairro, onde a linha deveria fazer ponto, fiscais de ônibus e passageiros relatam não ter mais visto a linha. Na sequência vem o 836 (Consórcio Santa Cruz), que faz o itinerário Caboclos x Campo Grande. A espera pelo coletivo, que chega muitas vezes a durar uma hora, a solução é sentar no meio-fio.
— É cansativo, sabe?! Ainda mais quando estamos carregando sacolas de supermercado ou vindo de um dia exaustivo. Já houve vezes de eu desistir e embarcar em outro ônibus, tendo que fazer o resto do trajeto a pé — diz uma passageira, que não quis se identificar, e que, nesta quarta-feira, estava há 45 minutos aguardando a linha que a levaria para casa.
Quem também "cansa de esperar" no ponto é a empresária Crithiane Cruz:
— Já perdi uma audiência no Fórum de Campo Grande porque o ônibus não passava de jeito nenhum. Às vezes a solução é pegar um carro por aplicativo, que sai mais caro.
Segundo a secretaria, as críticas feitas pelos passageiros servem de parâmetro para ações pontuais de fiscalização. "A partir das reclamações recebidas por meio da Central 1746 e feitas pelos usuários, que desempenham o papel de fiscal virtual, a fiscalização da SMTR manterá o foco nas linhas que detiverem maior número de pontos em multa virtual". O ranking atual foi feito com base nas reclamações feitas em março, abril e maio deste ano.
Ainda de acordo com a pasta, a pontuação é obtida a partir de uma fórmula que leva em conta a gravidade da irregularidade, o IDH do bairro da reclamação e a frota da linha. A secretária municipal de Transportes, Virgínia Maria Salerno, ressalta a importância das ações realizadas pela secretaria e da participação da população no registro de denúncias.
— A SMTR mantém monitoramento constante das linhas e realiza ações de fiscalização frequentes com o objetivo de verificar as condições da frota, e a população tem um papel muito importante no registro de queixas para direcionar nossas ações e sanar o problema.
Desde a assinatura do acordo entre a prefeitura e os consórcios, em junho de 2018, 492 novos ônibus, com ar-condicionado, wifi e entrada USB para carregar o celular, foram incluídos no sistema da SMTR e estão a serviço da população, segundo a secretaria. Hoje, a frota é de 6.852 ônibus, sendo 4.511 com ar (incluindo os ônibus do BRT e os frescões).
Procurada, a Rio Ônibus não respondeu quais medidas serão tomadas pelas empresas de ônibus a partir da listagem divulgada pela secretaria.
Na madrugada desta quarta-feira, fiscais da SMTR estiveram na garagem da Transportes Barra, que integra os consórcios Santa Cruz e Transcarioca, para verificar as condições da frota. Dos 25 ônibus vistoriados, oito foram lacrados por falha no sistema de acessibilidade e por operação com selo de vistoria vencido. A equipe aplicou 16 multas devido a banco rasgado, má conservação da frota e sistema "anjos da guarda" inoperante (equipamento de segurança que impede a abertura das portas quando o veículo está em movimento.
Veja o ranking das linhas com mais reclamações:
Reclamações no quesito conduta, referente aos auxiliares de transportes (motoristas, cobradores, fiscais, despachantes):
1. Linha 777 (Consórcio Santa Cruz) - Padre Miguel x Madureira
2. Linha 608 (Consórcio Intersul) - Grajaú x Praça Seca
3. Linha 840 (Consórcio Santa Cruz) - São Fernando x Campo Grande
4. Linha 895 (Consórcio Santa Cruz) - Serrinha x Campo Grande
5. Linha 842 (Consórcio Santa Cruz) - Paciência x Campo Grande
6. Linha 847 (Consórcio Santa Cruz) - Rio da Prata x Campo Grande
7. Linha 331 (Consórcio Transcarioca) - Praça Seca x Castelo
8. Linha 770 (Consórcio Santa Cruz) - Campo Grande x Coelho Neto
9. Linha 635 (Consórcio Internorte) - Bananal x Saens Pena
10. Linha 409 (Consórcio Intersul) - Saens Pena x Horto
Reclamações no quesito conservação, referente ao estado de conservação dos ônibus:
1. Linha 821 (Consórcio Santa Cruz) - Corcundinha x Campo Grande
2. Linha 397 (Consórcio Santa Cruz) - Campo Grande x Candelária
3. Linha 822 (Consórcio Santa Cruz) - Corcundinha x Campo Grande (Vila Nova)
4. Linha 847 (Consórcio Santa Cruz) - Rio da Prata x Campo Grande
5. Linha 327 (Consórcio Internorte) - Ribeira x Castelo
6. Linha 841 (Consórcio Santa Cruz) - Vilar Carioca x Campo Grande
7. Linha 302 (Consórcio Transcarioca) - Rodoviária x Alvorada
8. Linha 868 (Consórcio Santa Cruz) - Urucânia x Campo Grande
9. Linha 693 (Consórcio Transcarioca) - Méier x Alvorada
10. Linha 895 (Consórcio Santa Cruz)) - Serrinha x Campo Grande
Reclamações de serviço (irregularidades observadas quanto à escassez de carros nas linhas, intervalo entre os carros e o consequente excesso de passageiros):
1. Linha 828 (Consórcio Santa Cruz) - São Jorge x Campo Grande
2. Linha 836 (Consórcio Santa Cruz) - Caboclos x Campo Grande
3. Linha 963 (Consórcio Transcarioca) - Santa Maria x Taquara
4. Linha 825 (Consórcio Santa Cruz) - Campo Grande x Jesuítas
5. Linha 693 (Consórcio Transcarioca) - Méier x Alvorada
6. Linha 434 (Consórcio Intersul) - Grajaú x Siqueira Campos
7. Linha 895 (Consórcio Santa Cruz) - Serrinha x Campo Grande
8. Linha 327 (Consórcio Internorte) - Ribeira x Castelo
9. Linha 868 (Consórcio Santa Cruz) - Ucrânia x Campo Grande
10. Linha 580 (Consórcio Intersul) - Largo do Machado x Cosme Velho
Fonte: Extra/O Globo
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