Uso de ônibus cai 24% em Joinville desde 2010


Foto: Salmo Duarte / A Notícia
Em intervalo de apenas quatro anos, o movimento de passageiros no transporte coletivo em Joinville, caiu 16,7%. A comparação, feita entre os primeiros semestres de 2015 e de 2019, leva em conta a movimentação paga, isto é, usuários contemplados com gratuidades não foram incluídos. Se a comparação for em 2019 e 2010, a perda de passageiros chega a 24%. Em outro modelo de comparação, no primeiro semestre daquele ano, o sistema movimentava 105 mil pessoas por dia, em média, incluindo os finais de semana. Agora, está perto de 80 mil. 

O aumento da frota de carros e motos tem relação direta com a queda no movimento de passageiros nos ônibus. Desde 2010, a quantidade de veículos em circulação em Joinville cresceu perto de 50%. Nos últimos tempos, surgiram mais concorrentes, como os aplicativos de transporte. O fenômeno se reflete no preço da passagem, pois o cálculo é feito com base em um índice de passageiros transportados por quilômetro: quem permanece usando o sistema acaba bancando a perda com a evasão dos usuários.

Novo empréstimo

Os R$ 100 milhões a serem assinados com o Banco do Brasil nas próximas semanas são uma oportunidade para a Prefeitura de Joinville retomar também as obras de asfaltamento de ruas sem nenhum tipo de pavimentação. Até agora, os investimentos no setor estão se concentrando nos recapes. E Joinville tem mais de 700 km se vias sem cobertura alguma.

Fonte: NSC Total

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC