São Paulo-SP. Linha 10-Turquesa terá os trens espanhois da Série 2100 aposentados na próxima quarta-feira (10)

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Como parte de uma “cortina de fumaça” lançada para justificar o cancelamento da Linha 18-Bronze de metrô, o governo do estado confirmou a aposentadoria dos trens da Série 2100 na Linha 10-Turquesa os chamados “trens espanhois”, já a partir da próxima quarta-feira dia 10 de julho.

Para isso a CPTM fará uma troca de trens que inclui as composições da Série 8000, hoje exclusivas da Linha 8-Diamante. A informação havia sido adiantada pelo perfil Paparazzi Ferroviário na semana passada.

Com isso, a Linha 10-Turquesa contará com trens mais modernos das séries 7000, 7500 e 3000, que têm desempenho mais adequado para trechos urbanos. Além disso, sua acessibilidade é superior graças ao maior número de portas. Em tese, a adoção dessas composições deve fazer o tempo de viagem cair e consequentemente a quantidade de trens necessários na operação.

“Metrô de superfície”

O secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy se utilizou de um velho expediente dos tempos do governo de José Serra (PSDB), o de prometer a CPTM com qualidade de metrô. Segundo o ex-deputado federal por Goiás, a Linha 10 se tornará um “metrô de superfície” após as reformas pretendidas pela gestão.

Entre elas estão a renovação das estações e a construção da nova estação Pirelli, que foi desativada há anos. Segundo o vice-governador Rodrigo Garcia, “essa ação permitirá o início da extensão do Expresso ABC”.

Todos esses projetos já foram estudados pela CPTM anos atrás, mas não saíram do papel por falta de recursos, assim como a modernização da sinalização que é capaz de melhorar a velocidade do serviço.

Boa parte das estações da Linha Turquesa ainda mantêm uma estrutura herdada dos tempos da CBTU, a companhia federal que as recebeu da RFFSA. Elas têm acessibilidade deficiente além de sofrerem com alagamentos no período de verão

Fonte: Metrô CPTM

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