São Paulo-SP. CPTM confirma baixa dos trens da Série 1700
O Trem Mafersa série 1700 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) encerra seus serviços na linha 7 rubi, as unidades foram adquiridas da Mafersa nos anos 80 pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e herdadas pela CPTM na Cisão de gestões com o Governo Federal e Estadual.
A Série 700 na CPTM assume o novo padrão estadual , deixa as logomarcas "CBTU" para trás e o prefixo acaba alterado para série 1700.
A primeira identidade visual provisória é aplicada,um novo logotipo e faixas Azul e Vermelha em suas laterais tomam o lugar das faixas e logotipo do padrão CBTU que acabam sendo apagadas, na Máscara as siglas CBTU no meio e logotipo no canto superior esquerdo deixam apenas marcas de que um dia estiveram ali.
Com uma licitação de revisão a série 1700 foi enviada para as especialistas Alstom, IESA e BOMBARDIER gradualmente,inclusos na revisão estavam a alteração de padrão para adequação ao sistema metropolitano de transportes da secretaria de transportes do governo do estado , assumindo a tonalidade azul predominante , conhecida como padrão metropolitano,inscrição essa adotada nas laterais e parte frontal.
O acidente trágico de Perus no ano 2000 envolvendo a série 1700 acelerou ainda mais a modernização desses trens.
No processo final de modernização no período de 2005, era possível ver trens série 1700 com formação de 8 carros em cores mistas de padrões, metade "Metropolitano" e metade "Prata", isso ocorria devido ao rodízio de carros para receberem a reforma, a linha não podia ficar muito tempo sem trens e eram enviados pouco a pouco para não desfalcar a operação na linha 7.
A reforma geral mudou definitivamente a cara da linha A (atual linha 7 rubi), os trens estavam agora com bancos pintados com demarcações de lugares exclusivos para pessoas especiais, espaço para cadeirantes, componentes elétricos revisados, motores de tração, freios , novos limpa trilhos entre outros itens e acaba atendendo bem com baixos índices de falhas por km rodado.
E em 2008 a CPTM anunciava a modernização de suas linhas, incluindo a linha 7 Rubi com a aquisição de 40 novos trens para 2010 , a linha acabou contemplada com 10 unidades da série 7000,isolando definitivamente por alguns anos algumas unidades do 1700 na extensão da linha entre Jundiaí e Francisco Morato, fracionados em 4 carros, incluindo o de prefixo 1742, o último operacional 4 carros restante que não recebeu a pintura no padrão metropolitano.
Um novo planejamento estava a caminho para uma nova licitação futura para aquisição de 65 novos trens dos quais 30 deles previstos exclusivamente para a linha 7 e atenderiam e padronizariam de vez o trecho entre Jundiaí e Luz a partir de 2018, possibilitando a baixa definitiva da frota antiga de séries 1100, 1400,1600 e por último a série 1700.
Os atrasos na produção e entrega dos novos trens ainda permitiram os velhos trens série 1100 e 1700 terem uma sobrevida até que em Junho de 2019 o último trem série 9500 chega para a operação comercial e os dois últimos trens da série 1700 operam pela última vez a partir do dia seguinte.
Os primeiros trens série 1700 foram cortados no pátio Ceasa após serem leiloados e comprados a peso de sucata,atualmente as unidades baixadas recentemente estão espalhadas pelos pátio de Santa Terezinha na linha 8, pátio Ceasa região da linha 9 e pátio Lapa e Luz da linha 7 Rubi e aguardam leilão sem previsão de alguma ou outra unidade para preservação.
Não há sinalização para uma possível última viagem promovida pela CPTM nos mesmos moldes da despedida do trem série 1100 até então.
Texto e fotos Denis Castro.
Extraido da página Paparazzi Ferroviário/Facebook
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