VLT no Rio de Janeiro comemora 3 anos

A imagem pode conter: noite, céu e atividades ao ar livre

Inaugurado em 5 de Junho de 2016, hoje o VLT Carioca completa três anos de operação. O sistema veio como mais uma opção de transporte para ajudar ao carioca na locomoção pelo Centro, ligando 
o Centro ao Porto do Rio de Janeiro, conectando Metrô, trens, ônibus, e barcas, Além do Aeroporto Santos Dumont e a Rodoviária Novo Rio.

Contrariando as estatísticas, os calotes no VLT se matém entre um dos menores do mundo. O receio do carioca com atropelamentos na via por conta do sistema operar de forma compartilhada com os pedestres também foi reduzido. A velocidade dos bondes, muito criticada no inicio de seu funcionamento parece não incomodar mais o usuário, que faz uso do serviço para se lomover pelo Centro da cidade.O VLT também se torna uma opção aos turistas, que faz uso do sistema para visitar alguns pontos do Rio.

O sistema conta com duas linhas operantes: a Linha 1, que liga o Aeroporto Santos Dumont a Rodoviária Novo Rio passando pela Avenida Rio Branco, Binário do Porto num total de vinte paradas. E a Linha 2, que vai da Praça XV até a Rodoviária Novo Rio, percorrendo a Rua Sete de Setembro e Praça da República num total de 12 paradas. Futuramente, a chegada da Linha 3 vai ampliar ainda mais o serviço, interligando o Aeroporto até a Central do Brasil, passando por parte da Avenida Rio Branco e Avenida Marechal Floriano, sendo compartilhada com a Linha 1. A mesma contará com Dez paradas, sendo seis compartilhadas com a Linha 1 e duas com a Linha 2. O projeto ainda não tem data definida para entrar em circulação.

O VLT Carioca sofre com a falta de integração real, o que impossibilita que o usuário tenha o menor custo possível com as tarifas usando vários modais, comprometendo o aumento da demanda.

Texto retirado da página do Facebook amigos do trem

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