Vagões da antiga Estação de Araraquara devem integrar expresso turístico para Santos

Divulgação: A Cidade ON Araraquara
Vagões de trem de aço inoxidável, construídos na década de 1960 e usados na antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA), poderão ser vistos descendo a Serra do Mar, em direção ao litoral paulista depois de 40 anos desta última viagem. E com um detalhe: voltado apenas aos turistas. É que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ligada ao governo do Estado, estuda criar uma linha do expresso turístico para atender a Baixada Santista. 

O projeto prevê a saída do trem da Estação da Luz, no centro da Capital, com a chegada no terminal de passageiros de Navios Cruzeiros, em Santos. Se o plano se concretizar, será a quarta linha do expresso turístico paulista. Hoje, o Expresso Turístico faz as linhas da Estação da Luz chegando a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba [linhas que já utilizam os vagões da antiga EFA]. 

Na semana passada foi feito teste no percurso até Santos. "Essa foi uma viagem técnica para analisar os trilhos para embasamento de estudos que estão sendo realizados", informou, em nota, a CPTM. O percurso inicial deve ser o mesmo da linha de Paranapiacaba, a vila histórica de Santo André, na Grande São Paulo. Para dar conta da demanda prevista, além dos dois carros que compõem o expresso turístico atual, devem ser acrescidos outros três.  

Sobre o trem 

O trem Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, Budd Mafersa fabricados no Brasil nos anos 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM. 

Eles pertenceram à Estrada de Ferro Araraquara (EFA), onde operaram a linha de longo percurso entre São Paulo (Estação da Luz), Campinas, Araraquara, São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul. A linha, popularmente conhecida como "Araraquarense", foi construída originalmente em bitola métrica e aberta em 1898, ligando Araraquara a Itaquerê (atual Bueno de Andrada). 

Até 1955, só circulavam trens a vapor pela linha, com carros de madeira e composições que saiam de Araraquara. Com o alargamento da bitola, os trens começaram a sair da Luz. Nos anos 1960, quando foram adquiridos os carros Budd-Mafersa, as viagens passaram a ser feitas com carros-dormitório e carros-restaurante. 

Na Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.), esses carros trabalharam até meados de 1998, sendo os últimos trens de passageiros de longo percurso no estado de São Paulo. Os dois carros foram localizados e resgatados pela ABPF em Rio Claro, em meados de 2005, sendo na época solicitada a guarda destes à Rede Ferroviaria Federal SA (RFFSA). Em 2008, ambos foram cedidos para a CPTM com a finalidade de servirem ao Expresso Turístico. 

Os carros são rebocados por locomotivas a diesel ALCO RS-3, fabricadas no Canadá nos anos 1950 e que ainda servem à CPTM nas atividades de manutenção e apoio à operação. As duas locomotivas foram preparadas pela CPTM recebendo nova pintura e a logomarca do Expresso Turístico. 

Fonte: A Cidade ON

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