Rio de Janeiro-RJ. Motoristas de vans fazem protesto no Rio na manhã desta terça-feira

Resultado de imagem para vans rio de janeiro

Motoristas de vans fazem uma paralisação, na manhã desta terça-feira (18), para cobrar da Prefeitura do Rio o término do processo de licitação para o transporte alternativo.

Veículos se concentraram em vários pontos da cidade, de onde partiram em direção à Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), em Botafogo, Zona Sul, onde esperam ser recebidos pelo prefeito Marcelo Crivella.

Às 8h, os manifestantes formavam uma grande fila na Avenida Atlântica, na altura do Leme, ocupando uma faixa junto ao calçadão. Outro grupo chegava da Barra à Lagoa.

Por volta das 7h30, outros grupos também se deslocavam pela Avenida Brasil, em direção ao Centro, mas sem reflexos no trânsito.

Outros motoristas também se concentraram em frente ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na Região Portuária, em Rio das Pedras, na Zona Oeste, e em frente ao Norte Shopping, na Zona Norte.

No início da manhã, cerca de 100 motoristas de vans se deslocaram do Riocentro, na Zona Oeste da cidade, em direção ao Leme. O grupo foi escoltado por policiais militares.


De acordo com a categoria, logo após a eleição de 2016, o prefeito prometeu criar um sistema justo e melhor para a população e para os trabalhadores do Sistema de Transporte Público Urbano Local (STPL) e do Sistema de Transporte Especial Complementar de Passageiros (TEC), mas até agora apenas algumas promessas foram cumpridas.


Atualmente, segundo os manifestantes, o maior problema é o fato de a prefeitura não ter concluído o processo de licitação que teve início em agosto de 2016, onde seriam emitidas 967 permissões e 828 no quadro de reserva.
Outras reivindicações são o ajuste de itinerário das linhas das demais regiões da cidade, que vem sendo negociada desde 2013, quando teve início a implantação do STPL, e o cancelamento de multas aplicadas pelos equipamentos de GPS instalados nos veículos. De acordo com os motoristas, essas multas estariam sendo aplicadas arbitrariamente.

De acordo com Vitor Rodrigues, representante do movimento, desde que Crivella assumiu a prefeitura, inúmeras foram as tentativas de um encontro com o prefeito, mas a categoria nunca conseguiu ser recebida.

Para Vitor, não há dúvida que o STPL vive hoje um problema estrutura, com linhas economicamente inviáveis e sem nenhuma utilidade para o usuário. Além disso, o setor conta com cerca de duas mil permissões do STPL e três mil do TEC. Mais de 42 mil trabalhadores têm cadastrados permissionários, motoristas auxiliares e cobradores, para atuarem no transporte alternativo legalizado.

A Prefeitura do Rio informou que o Centro de Operações está monitorando o deslocamento dos motoristas e que homens da Guarda Municipal acompanham os grupos nos pontos de encontro das vans.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC