Ônibus de Vitória devem ter passagens mais baratas aos domingos e feriados


Um Projeto de Lei da Câmara dos Vereadores de Vitória voltou a ser assunto nesta semana. A proposta de redução dos valores das passagens nos ônibus do município, conhecidos como ‘verdinhos’, aos domingos e feriados, apresentada pelo vereador Cléber Félix, tramita desde fevereiro de 2017 e foi vetada pelo prefeito Luciano Rezende.

Na quinta-feira (09), o veto foi votado na Câmara e derrubado por unanimidade pelos vereadores. Agora, o Executivo Municipal tem 48 horas para promulgar a Lei. Caso isso não aconteça, o presidente da Câmara e autor do projeto Cleber Félix deve fazê-lo.

O modelo é parecido com o que já ocorre no Sistema Transcol aos domingos. Não há um percentual definido para redução do valor nestes dias e a prefeitura deve entrar em acordo com as empresas que operam o sistema.

De acordo com o texto do Projeto, o desconto está previsto apenas para os passageiros que efetuarem o pagamento em dinheiro. As empresas devem manter o quadro de escalas e horários das viagens neste dia para que atendam à demanda da população.

Ainda no documento, o autor do projeto justifica que o desconto pode conceder aos usuários do sistema municipal de Vitória um maior investimento no lazer em família, não havendo prejuízos financeiros. “As empresas também lucrarão com o número maior de passageiros nos dias propostos, pois a procura por transporte coletivo atualmente é reduzido, como também seus lucros”, justifica Félix.

A Prefeitura de Vitória informa, por nota, que vai aguardar o protocolo do Poder Legislativo com a mensagem da promulgação da lei para analisar e depois decidir as medidas necessárias junto com a Procuradoria Geral do Município (PGM).

Integração com Transcol

O sistema municipal de Vitória está prestes a passar por um processo de integração com o sistema Transcol. Para isso, a partir deste sábado (11), os usuários do Transcol terão novidades ao embarcarem nos veículos e pagando as passagens com cartões. O mesmo deve ser apresentado aos dois validadores, primeiro no antigo e, logo em seguida, no novo.

A medida visa habilitar os cartões para o uso no novo sistema de Bilhete Único da Grande Vitória. A previsão é que a partir de julho haja a integração entre os sistemas, podendo o usuário usar o mesmo cartão tanto nos ônibus do Transcol, quanto nos ‘verdinhos’ da capital.

Fonte: Hoje ES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC