Metrô de SP homologa contrato com o Consórcio TPC para projeto executivo do túnel de conexão entre Linhas 4-Amarela e 2-Verde
O Metrô de São Paulo publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 16 de maio de 2019, a homologação de licitação, adjudicação e extrato de contrato com o consórcio TPC para elaboração dos projetos executivos de engenharia civil, acabamento, comunicação visual e prestação de serviços de acompanhamento técnico do túnel de conexão complementar entre a Estação Paulista da Linha 4-Amarela e a Estação Consolação da Linha 2-Verde.
O contrato tem o valor de R$ 3.881.856,50 e conta com recursos do Banco Mundial. Com prazo de 42 meses, o documento foi assinado entre as partes na última sexta-feira, 10 de maio.
Como os paulistanos bem sabem, a ligação entre as duas linhas está saturada. São 225 mil pessoas diariamente fazendo a ligação entre as estações no eixo Paulista-Consolação.
O projeto preliminar, que será ampliado e detalhado a partir de agora, prevê um novo túnel conectado ao atual próximo ao início das esteiras que interligam as linhas Amarela e Verde.
Com o túnel pronto, ele será destinado para os usuários com destino à linha 4-Amarela. O atual será usado pelos passageiros com destino à linha 2-Verde.
O Consórcio TPC é formado pelas empresas Setec Travaux Publics Et Industriels – TPI; Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos Ltda; Hidroconsult Consultoria, Estudos e Projetos Ltda; Intertechne Consultores S/A.
A seleção do consórcio, publicada no dia 16 de abril de 2019, foi definida, segundo o Metrô, porque o consórcio TPC pediu o menor preço pelos serviços. O segundo colocado foi o Consórcio Projetista Cemonsa Engevix, formado pelas empresas Cemosa – Centro de Estudios de Materiales y Control de Obra, S.A e Engevix Engenharia e Projetos S.A, que ofereceu proposta de R$ 4,9 milhões (R$ 4.903.305,59).
A nova ligação deve ter 92 metros de comprimento e ser entregue até 2022.
A demanda total prevista é de 34 mil pessoas pelo túnel que tem o objetivo de melhorar o fluxo entre as duas estações.
HISTÓRICO
O início do processo se deu com a publicação no Diário Oficial Empresarial de 31 de outubro de 2017, de um Pedido de Manifestação de Interesse (PMI), com o objetivo de convocar empresas interessadas em apresentar projetos para a construção de um novo túnel ligando as Estações Paulista, da Linha 4-Amarela, e Consolação, da Linha 2-Verde.
O assunto é antigo. Quem usa a ligação entre as estações Paulista e Consolação do metrô paulista sabe como é um sufoco andar por aquele túnel nas horas de maior movimento.
A quantidade de pessoas que passam pela ligação de 195 metros entre as linhas 4-Amarela e 2-Verde é tamanha que o caminho já foi apelidado por usuários de “marcha dos pinguins”. Até mesmo um ex-presidente do Metrô já se referiu à imagem das aves de pernas curtas amontoadas e apressadas para se referir ao movimento intenso numa estação superlotada.
Os engenheiros do Metrô já haviam concluído há alguns anos que seria preciso um novo túnel para contornar o aperto nesta ligação, que havia sido projetada para receber 263 mil pessoas por dia e que opera no limite desde a inauguração da estação Paulista, em 2010.
O processo para contratar o projeto executivo da obra foi aberto com financiamento garantido pelo Banco Mundial.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte
Fonte: Diário do Transporte
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