Cidade da Grande Curitiba testa ônibus sem motorista desenvolvido na China

Ônibus sem motorista foi desenvolvido na China e testado na Grande Curitiba. Foto: Divulgação/Via Technologies
Foto: Divulgação/ Via Technologies

Já imaginou entrar em um ônibus, sentar e perceber que ele está trafegando sem motorista? Essa tecnologia foi testada por uma empresa de transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba. O sistema é da empresa chinesa VIA Technologies e permite que o veículo circule sem condutor.

A VIA Technologies confirmou à Gazeta do Povo que o sistema foi testado durante duas semanas em uma empresa da Região Metropolitana de Curitiba. A companhia chinesa, porém, não informou qual foi a viação e nem em qual cidade foi feita a experiência. O teste não tem nenhuma ligação com a prefeitura de Curitiba e nem com o sindicato das empresas de transporte de Curitiba e região metropolitana (Setransp).


Um veículo com essa tecnologia já circula na China desde 2018. Além do Brasil, o sistema também está sendo testado em dois países da América Latina: Colômbia e Peru.

Acompanhado por uma central, o sistema é capaz de tomar decisões baseadas em dados que colhe no decorrer do trajeto. “Se a faixa em que o veículo circula tiver algum tipo de interferência, por exemplo, o sensor dianteiro identifica e corrige a rota do veículo”, relata o diretor da empresa.

Em casos de acidentes ou imprevistos no trânsito, o sistema calcula rapidamente diferentes rotas ou opções – como parar o veículo – e escolhe a que causa menor impacto. Além de controlar o próprio veículo, o sistema também é capaz de identificar o número de passageiros dentro do ônibus. “Quando o número de passageiros no veículo excede, o sistema faz um pedido à central para aumentar a frota de ônibus de determinada linha”, aponta o diretor da VIA Technologies.

Com motorista

Além de circular com o sistema autônomo, o veículo também foi testado com motorista no comando na região de Curitiba. E mesmo com a presença humana no volante, a tecnologia também facilita a vida do condutor.


Junto com as câmeras externas, sensores acoplados ao volante identificam o estado emocional do motorista. “Se caso o condutor estiver com sono ou irritado, o sistema emite um alerta para a central, que assume o controle da direção”, conta Resende.

E, para segurança dos passageiros, o veículo tem uma tela no seu interior que mostra em tempo real dados de localização, trajeto, paradas e velocidade do ônibus.

Posicionamento

Os representantes das empresas do transporte coletivo da Grande Curitiba emitiram nota em que negam os testes.

Confira o texto na íntegra:

O Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana) e a Associação Metrocard, que reúne 18 empresas de transporte da Região Metropolitana de Curitiba, vem a público para negar testes da Via Technologies – ou qualquer outra empresa – com sistema autônomo de condução de veículo (ou seja, sem a presença de motorista) em operadora de transporte coletivo de Curitiba ou Região Metropolitana. Nenhuma das associadas às entidades relatou qualquer teste nesse sentido.

A Prefeitura de Curitiba também se manifestou em relação ao suposto teste. Em seu Facebook, classificou a notícia como Fake News. No texto, fica claro que o experimento não foi feito pela administração municipal.

Fonte: Tribuna PR

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC