São Paulo-SP. Terminal Ana Rosa será concedido à iniciativa privada
Em agosto de 2017, o metrô anunciou que pretendia repassar à iniciativa privada 15 terminais de ônibus integrados a estações das linhas 1 Azul e 3 Vermelha por um período de 40 anos. Entre eles, o terminal Ana Rosa, onde a empresa concessionária poderia construir edifício de uso comercial, shopping ou qualquer outro empreendimento de interesse.
Mas, depois de questionamentos do Tribunal de Contas da União, em março desse ano finalmente a Companhia anunciou a desistência daquele edital. Entretanto, na semana passada, o metrô republicou o edital, retirando dois terminais da Barra Funda que faziam parte da proposta anterior.
Mas, o Ana Rosa continua lá. Pela proposta, o terminal, que tem cerca de 4 mil metros quadrados de área de concessão, poderá ter área edificável de 2.500 metros quadrados.
Ganha a licitação a empresa ou grupo que oferecer proposta maior pela concessão. O prazo para apresentar as propostas é de 23 de Maio. A empresa vencedora precisará repassar ao metrô, além desse valor inicial de outorga, o valor mensal de R$ 885 mil ou 8% sobre o faturamento mensal com o negócio implantado – o que for maior.
O Metrô alega que somente com a exploração comercial dos espaços internos dos terminais e aproveitamento do espaço aéreo do terminal Ana Rosa e outros seis (Santana, Patriarca norte, Vila Matilde norte, Carrão norte, Tatuapé norte e Tatuapé sul) haverá incremento de receitas acessórias estimadas em torno de R$ 3,7 milhões por ano.
Essas estações poderão ter uso misto, com apartamentos residenciais locáveis nos andares mais altos, salas comerciais nos médios, lojas e espaços de convivência e alimentação nos inferiores.
Nesses sete terminais edificáveis, o projeto permite uma área mínima de construção de aproximadamente 85 mil metros quadrados e prevê um investimento mínimo de R$ 270 milhões.
Ainda não é possível saber quais os planos para o terminal Ana Rosa, já que, de acordo com o metrô, caberá ao futuro concessionário identificar o potencial mercadológico de cada empreendimento de acordo com as características de cada região e terminal. Pela estação Ana Rosa do metrô, circulam aproximdamente 40 mil pessoas por dia.
Histórico
Na virada do milênio, a estação Santa Cruz do Metrô tinha várias baias em um terminal de ônibus anexo, onde várias linhas faziam ponto final. A área foi cedida à iniciativa privada, que construiu no local um shopping center. Os ônibus tiveram que sair dali e passaram a ocupar ruas próximas, tornando o trânsito e a fluidez, inclusive de pedestres, muito mais caótica.
O anúncio feito pelo governo, entretanto, é de que os terminais de ônibus continuarão operando, ou seja, diferente do que ocorreu com o Shopping na estação Santa Cruz, não haverá construção que elimine as baias e pontos de ônibus existentes no terminal.
A ideia é que o vencedor da concessão construa um prédio sobre o terminal. O edital completo pode ser conferido neste link.
Fonte: Jornal Zona Sul
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