São Paulo-SP. Com atraso de mais de 4 anos, estação Campo Belo da Linha 5-Lilás do Metrô é inaugurada

Operários trabalham neste domingo (7) na estação Campo Belo da Linha 5-Lilás do Metrô, que será inaugurada na segunda-feira (8) em São Paulo — Foto: Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo
Foto: Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo

O governo de São Paulo inaugurou na manhã desta segunda-feira (8) a estação Campo Belo da Linha 5-Lilás do Metrô, na Zona Sul de São Paulo. Esta é a última a integrar as 11 da linha, que tem 20 km de extensão e liga o Capão Redondo à Chácara Klabin.

Ao todo, 22.300 pessoas devem passar pela estação, mas o número deve aumentar depois que houver integração com a linha 17-Ouro do monotrilho. No entanto, não há previsão para que isso aconteça, já que o Metrô rescindiu o contrato da Linha 17-Ouro devido ao atraso na entrega das obras. Segundo o governo, um novo processo de licitação será aberto.

As obras acabaram, mas alguns pontos ainda precisam ser finalizados. As estações da expansão da Linha Lilás deveriam, por exemplo, ter portas automáticas nas plataformas, o que ainda não aconteceu.

Algumas já possuem a estrutura, como a Santa Cruz e a AACD Servidor, mas não as portas. Em outras, como na Chácara Klabin, não tem nada.

Outro problema frequente nas novas estações são as goteiras. Nesta segunda havia gotejamento na Eucaliptos, e no sábado na Santa Cruz.


Obras


A Linha 5-Lilás começou a ser construída em 1998 e teve o primeiro trecho, de 9,4 km, entre o Capão Redondo e o Largo 13, inaugurado em 2002. O resto da linha foi prometido para ser concluído em 2014, mas, desde então as obras atrasaram diversas vezes.

A estação Adolfo Pinheiro foi entregue em fevereiro de 2014. As estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin foram inauguradas em setembro de 2017. Em 2018, foram entregues as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor e Hospital São Paulo.

Somente no segundo semestre de 2018, no entanto, é que as estações que fazem ligação com as outras linhas do Metrô foram entregues: Santa Cruz (Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (Linha3-Verde).

A operação da linha é feita pela concessionária ViaMobilidade desde agosto de 2018. 

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC