Ônibus do BRT vão ter espaço exclusivo para mulheres

Intervenção de 6 meses no sistema de ônibus BRT foi anunciada pela prefeitura em 29 de janeiro deste ano — Foto: Reprodução/JN

Assim como no metrô, os ônibus do BRT vão ter espaço exclusivo para mulheres nos horários de pico. A determinação foi estabelecida por meio de uma resolução, assinada nesta segunda-feira (15) pelo interventor no Sistema BRT do Rio.

De acordo com a resolução, o espaço exclusivo para mulheres nos períodos de 5h às 7h, e de 17h às 20h. Nos ônibus articulados, os homens, que segundo o Sistema BRT são maioria entre os passageiros, deverão ficar no compartimento da frente, e as mulheres, no de trás.

Já nos ônibus convencionais, homens ficarão na parte de trás, enquanto as mulheres, na frente. Nestes veículos, os espaços para cada gênero serão delimitados por uma faixa vermelha no teto.

As empresas que operam o consórcio têm até o dia 25 de abril para adesivar as portas dos ônibus informando a mudança. “O mesmo prazo terá a Diretoria de Operações do BRT para estruturar equipes de tráfego para orientar os passageiros e organizar as filas”, destaca o documento.


Ainda conforme a resolução, os homens que desrespeitaram a medida “serão retirados pelos controladores de tráfego e proibidos de prosseguir naquela viagem”.


Por enquanto, os infratores não serão multados. Multas só serão aplicadas quando for possível “avaliar o processo de implementação dos espaços reservados pela via de informação e educação dos passageiros.


A resolução foi publicada em atendimento à Lei Municipal 6274/2017, de autoria da vereadora Verônica Costa, que estabelece a reserva de espaços femininos também nos ônibus do sistema BRT tal qual implantado pelo metrô.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais