Governador do Estado mantém Metrô entre alternativas para a Linha 18
O prefeito João Doria voltou a falar neste sábado, 13 de abril de 2019, das alternativas que estão sendo estudadas para a implantação da Linha 18-Bronze.
A ligação foi proposta inicialmente para ser um monotrilho que ligaria as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo (estação Tamanduateí com conexão à linha 2 Verde do Metrô e linha 10 Turquesa da CPTM)
A declaração foi feita em coletiva durante entrega de matrículas do Conjunto Habitacional Capuava, em Santo André.
Sobre a mudança de modal para a Linha 18, Doria respondeu: “Estamos estudando, foi dito até pelo prefeito Paulo Serra (Santo André), vai ter uma alternativa sim. Essa alternativa será definitivamente anunciada este ano, não passará deste ano”, garantiu o governador.
“O que não vai ficar é sem decisão”, afirmou Doria, “o que a população do Grande ABC não vai ficar é sem a perspectiva de uma extensão do transporte coletivo com velocidade e capacidade”.
O governador concluiu prometendo que “antes do final deste ano nós vamos anunciar a solução definitiva e a data do início das obras” da solução que será escolhida para a Linha 18.
Doria afirmou também que está mantido o prazo de 3 meses para a realização de um estudo técnico sobre as alternativas para a Linha 18. Segundo ele, o estudo passará por audiências públicas e será também compartilhado com a Assembleia Legislativa do Estado.
No final do mês passado João Doria já dissera que estudava a possibilidade de outros modais ao invés de monotrilho para a ligação. Entre esses modais estaria um sistema de BRT, corredor de ônibus com maior velocidade e capacidade que os corredores comuns.
Quanto a descartar de vez a alternativa do monotrilho para a Linha 18, Doria preferiu dizer que vai esperar os estudos, quando então definirá a modalidade de transporte que será adotada.
A declaração de Doria repete o que ele disse na segunda-feira, 08, em entrevista coletiva que teve a participação do Diário do Transporte durante entrega da estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás do Metrô.
O governador de São Paulo, João Doria, confirmou que haverá modificação no “formato” do projeto. Hoje, no entanto, Doria preferiu não confirmar a exclusão do monotrilho, jogando a decisão mais para a frente.
Fonte: Diário do Transporte
Comentários
Postar um comentário