Curitiba vai duplicar ciclovias e deve contar com mais 200 km até 2025

Mapa de implantação de ciclovias em Curitiba

Mais uma boa notícia para os ciclistas curitibanos. Depois de testar um piso de ciclovia que gera energia, a cidade anunciou a ampliação da sua malha cicloviária. Até 2025, deverão ser instalados mais 200 km de ciclovias, ciclofaixas e outras vias para bicicletas.

O projeto é parte do Plano de Estrutura Cicloviária desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba. Segundo o documento, a meta é que a cidade atinja 408 km de vias para ciclistas, sempre privilegiando a integração dos diversos meios de transporte.

Espera-se que, assim, seja possível aliar a bicicleta ao uso de transporte público, tornando a locomoção na cidade mais eficiente. Como a iniciativa busca priorizar a integração entre os modais, os terminais de Tatuquara, Hauer e Campina do Siqueira passarão a contar com vestiários para e bicicletários com 108 vagas cada.

Para 2019, o objetivo é a instalação de 28,8 km de ciclovias, integrando o transporte a avenidas importantes, universidades e áreas com grande fluxo de pessoas. Após essa fase, a quantidade de vias destinadas à ciclomobilidade estará próxima da meta de 5% sugerida pela legislação.

Atualmente, Curitiba tem 208,5 km de estruturas cicloviárias, sendo quase metade do total é composto por calçadas compartilhadas. Ao final do projeto, as estruturas para bicicletas deverão corresponder a 8,5% da malha viária da cidade.

Fonte: Hypeness

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais

Internacional. Bolívia abre a décima linha do teleférico que liga as cidades de La Paz com El Alto