São Paulo-SP. Linha 4-Amarela transporta 1,7 milhão no Carnaval de São Paulo e fala em recorde de passageiros

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A concessionária ViaQuatro, responsável pelas operações da Linha 4-Amarela do metrô, diz que transportou 1,7 milhão (1.735.940) de passageiros no período de Carnaval, entre os dias 02 (sábado) e 05 (terça-feira) de março deste ano.
Ainda de acordo com o consórcio, o número é 5,7% maior que o registrado no Carnaval de 2018 e recorde neste período desde o início das operações da linha, em 2010.
O balanço foi divulgado pela concessionária no início da noite desta quarta-feira, 06 de março de 2019.
A linha 4 atende a regiões que reuniram os maiores blocos de Carnaval de São Paulo, como Pinheiros e centro.
De acordo com a ViaQuatro, foi preparada “uma estratégia que incluiu controle de fluxo de passageiros por acessos alternados para o embarque e desembarque, criação de bolsões e abertura parcial dos portões das estações. O planejamento garantiu a segurança dos usuários, contribuindo para que a entrada do público fosse realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.”
Mas passageiros reclamaram ao Diário do Transporte e no local das dificuldades de acesso às estações, inícios de tumultos e alguns disseram ter preferido se deslocar a pé ou com ônibus que atendiam às mesmas áreas.
Além disso, foi registrada uma queda de aproximadamente cinco metros de altura de um folião de uma escada rolante da estação Paulista.
As imagens do circuito interno vazaram. A ViaQuatro disse que não autorizou a divulgação das cenas e que os agentes prestaram todos os atendimentos necessários.
De acordo com o balanço divulgado pela empresa, o dia com maior movimento foi no sábado, com 580 mil passageiros.
“No período, a linha foi utilizada por 1.735.940 passageiros, número 5,7% superior ao registrado nos mesmos dias de carnaval do ano passado e um recorde de pessoas transportadas durante o período festivo desde o início da operação da Linha 4-Amarela, em 2010. O dia mais movimentado foi sábado (2), quando 580 mil passageiros passaram pelas estações da linha.
No domingo (3), foram transportadas 399 mil pessoas, enquanto segunda-feira (4) foi o segundo dia de maior movimentação, com 410 mil usuários. Na terça-feira (5), as estações receberam mais de 345 mil passageiros.”
PÓS-CARNAVAL:
O consórcio prevê que sábado (9) e domingo (10), no pós-carnaval, quando ainda estão previstas festividades em São Paulo, a demanda deve ser grande também e diz que prepara operações especiais, com 22 trens e possiblidade de amento de frota, além de 550 funcionários em atuação, o dobro de um fim de semana habitual.
A operação contará com 22 trens em funcionamento das 10h às 20h. Além disso, de acordo com o movimento, a oferta poderá ser maior, com a inclusão de trens reservas. São aproximadamente 550 colaboradores atuando nas estações e interior dos trens, uma ampliação de 100% no quadro de funcionários em comparação a um fim de semana normal.
A concessionária também manterá a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros com entrada e saída por acessos diferentes, garantindo, assim, maior fluidez ao movimento de passageiros pelas estações.
Por meio de orientação dos agentes de atendimento e segurança, a comunicação com os usuários seguirá reforçada. Vídeos e mensagens sonoras serão transmitidos dentro dos trens e estações, para conscientizar o respeito aos demais passageiros e às regras de segurança, como não acionar indevidamente os dispositivos de emergência.
Para evitar filas nas bilheterias, a concessionária também orienta os foliões a comprarem antecipadamente seus bilhetes de metrô. Uma dica é proteger os bilhetes de papel para não danificar ou molhar, pois isso impede a leitura pelos bloqueios.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte

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