"Movido a dejeto: Curitiba vai testar ônibus que usa material orgânico como combustível.
Foto Divulgação Scania |
"Curitiba vai ganhar um ônibus movido a dejeto. Não, não é piada, mas um tipo de tecnologia sustentável que deve começar a rodar pela cidade em breve. A capital foi escolhida para testar um ônibus que usa como combustível o biometano, um gás obtido da decomposição de matéria orgânica — incluindo restos sanitários. Em outras palavras, vai ser o seu lixo e a sua ida ao banheiro que vão fazer o ônibus rodar por aí.
A novidade foi apresentada ao prefeito Rafael Greca (PMN) pela montadora Scania em uma reunião na última quarta-feira (13) após a entrega dos novos biarticulados que vão integrar a frota da cidade. “Fazer a demonstração em Curitiba é muito emblemático para nós por se tratar de uma capital que valoriza as alternativas ao diesel”, explica o diretor comercial da empresa, Silvio Munhoz."
"O destaque desse ônibus, na verdade, é que ele é capaz de rodar tanto com biometano quanto com gás natural veicular (GNV) — em uma espécie de “flex gasoso”. Por isso, os testes vão ser feitos em duas etapas: a partir da próxima segunda-feira (18), o coletivo vai rodar na linha Gramados, entre os terminais Sítio Cercado e Capão Raso, apenas com GNV para testar seu desempenho e, no segundo semestre, exclusivamente com o biometano.
De acordo com Munhoz, a principal vantagem no novo tipo de motor é na redução da poluição. Um ônibus abastecido com biometano emite 85% menos gases do que um veículo a diesel. Além disso, ele também faz muito menos barulho. “Se você pega uma canaleta hoje, vai notar que o barulho é bem significativo por causa do som dos motores. Se você tem gás, parte desse ruído desaparece”, afirma Munhoz.
E quem se preocupa com o cheiro, pode ficar tranquilo. “O odor é zero. Quando você faz a limpeza do material para obter o combustível, os gases que têm odor são eliminados ”, tranquiliza o executivo."
"De onde vem o combustível
Como dito, o biometano é obtido justamente da decomposição de material orgânico. Isso inclui o lixo doméstico, restos de plantas e animais e até mesmo resíduos do tratamento de esgoto. Durante esse processo, alguns gases acabam sendo emitidos — o chamado biogás. “O problema é que ele tem algumas impurezas junto com o metano, que é o combustível. Por isso, ele precisa passar por um processo de limpeza que eleva essa concentração de metano de 40% para algo entre 90 e 95%, o que é perfeito para circular”, explica Munhoz.
Segundo ele, o prefeito Rafael Greca se interessou pela possibilidade justamente pelo fato de Curitiba já trabalhar com algumas iniciativas para a redução de poluentes, principalmente relacionadas ao lixo. Entre as possíveis fontes de biometano pode estar a usina híbrida da Caximba estudada pela prefeitura, que usaria material de poda e coleta pública.
“Outra fonte poderosa é o tratamento de esgoto. No final do processo, com a adição de produtos químicos, resta apenas um lodo que é matéria riquíssima para gerar biometano”, explica o diretor da Scania. No entanto, em Curitiba, ainda não há nenhuma iniciativa junto à Sanepar para isso.
Segundo a prefeitura, essas “iniciativas estão dentro das diretrizes de uso de energias limpas e renováveis e do aproveitamento da matéria orgânica dos resíduos sólidos”."
Fonte: Gazeta do Povo
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