São Paulo. São Vicente anuncia modelo de transporte integrado e nova rodoviária

Nova rodoviária de São Vicente será inaugurada no próximo dia 15 de dezembro
Carlos Nogueira/AT

A Prefeitura de São Vicente anunciou, nesta sexta-feira (30), um estudo para substituir o modelo de transporte público na cidade. O projeto prevê contratação de empresa, por meio de licitação, para colocar 245 ônibus e microônibus nas ruas em 2019. O objetivo é implantar linhas de transporte interligando as áreas continental e insular, com baldeação em um terminal de passageiros e cobrança por meio de bilhetagem eletrônica. A concorrência para contratar a empresa deve ser aberta em janeiro, com previsão de assinatura de contrato em fevereiro.

As novas propostas foram apresentadas na manhã desta sexta-feira (30), em entrevista coletiva realizada na Prefeitura. Técnicos da empresa Fênix Engenharia e Construções Ltda, de Taubaté, foram contratados pela elaborar o estudo apresentado. Ele contou com a participação de 50 profissionais, entre técnicos das áreas de Engenharia, Estatística e Economia. Conforme o levantamento, que durou 60 dias, moradores de São Vicente contarão com um novo modelo de transporte municipal para se deslocar entre os bairros. Hoje, o sistema é realizado apenas por lotações.

A empresa vencedora terá que colocar 61 ônibus e 168 microônibus nas ruas. Na parte insular, circularão os microônibus. Os ônibus convencionais trafegarão na área continental. A licitação exigirá uma reserva de veículos, somando um total de 245. Todos, menos os microônibus, terão ar condicionado. Nos microônibus, um percentual de 25% deverá ser climatizado.

Os veículos vão circular em horários estendidos à noite e finais de semana e a previsão é de que pelo menos duas linhas na área continental e duas na insular funcionem 24 horas.

Integração

O modelo divide a cidade em eixos e cria uma faixa troncal, que vai ligar a área continental a bairros periféricosm, chegando ao antigo Centro de Convenções. 

Quem vier da área continental não poderá seguir direto para a praia. As linhas de ônibus terão ponto final em um terminal de passageiros, cuja obra está sendo finalizada ao lado da nova rodoviária, que será inaugurada no próximo dia 15. De lá, os passageiros seguirão, por baldeação, para o destino final. Em um segundo momento, a integração poderá envolver o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Fonte: A Tribuna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais