Internacional. MetroBus do Mondego estará pronto no final de 2021

Resultado de imagem para metrobus do mondego
"O projeto do Metrobus do Sistema de Mobilidade do Mondego entrará em serviço no final de 2021”, revela a Infraestruturas de Portugal (IP), em resposta enviada à Lusa. O novo sistema de autocarros elétricos tem como objetivo unir os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra, sendo daqui a dois anos desativado o canal ferroviário entre as estações de Coimbra-A e Coimbra-B.

Fonte da IP adiantou ainda que o projeto do MetroBus “mantém as mesmas características de traçado do previsto no metropolitano de superfície, pressupondo a desativação do canal ferroviário entre [as estações] de Coimbra-A e Coimbra B e garantindo a ligação direta das várias centralidades da cidade à Linha do Norte”. De acordo com a IP, a desativação daquele ramal ferroviário será feita “em articulação com a CP e com a Câmara Municipal de Coimbra. Até lá”, adianta, “a estação de Coimbra-A e a sua ligação a Coimbra-B, continuarão a funcionar como habitualmente”.

Recorde-se que, no passado mês de maio, Pedro Marques garantia que “estamos a fazer os projetos tal e qual como dissemos na altura” e “a cumprir com aquilo com que nos comprometemos com as populações e com os autarcas”. Dois meses depois, em julho, o ministro do Planeamento e Infraestruturas anunciou que o primeiro concurso público para o Sistema de Mobilidade do Mondego seria lançado no início de 2019.

A solução MetroBus para o Ramal da Lousã, projeto que veio dar lugar ao extinto projeto do Metro do Mondego, foi apresentada há mais de um ano. Na altura, o valor estimado para a conclusão das obras situava-se nos 89,3 milhões de euros.

Texto: Pedro Venâncio
Fonte: Transportes em Revista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais

Internacional. Bolívia abre a décima linha do teleférico que liga as cidades de La Paz com El Alto