Prefeitura de SP irá se reunir com aplicativos de carona e taxistas para propor ações que diminuam o trânsito após viaduto ceder

Resultado de imagem para TRANSITO VIADUTO MARGINAL PINHEIROS
Foto: UOL
A Prefeitura de São Paulo irá se reunir nesta quarta-feira (21) com representantes das empresas de aplicativos de carona e taxistas para propor medidas para minimizar o volume de veículos circulando nas ruas da cidade após o viaduto da Marginal Pinheiros ceder e interditar a pista expressa da via.
 “Essa reunião é pra gente ver essa oferta de serviços com os taxistas, com aplicativos de carona pra que a gente possa oferecer outras alternativas para viagem sem que seja o transporte individual do motorista com seu próprio carro”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Neto.
A reunião está prevista para ocorrer por volta das 16h. O local ainda não foi definido.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, o objetivo do encontro é sugerir que os aplicativos e os taxistas ofereçam corridas com um preço menor e incentivem a carona compartilhada para diminuir o número de carros de transporte individual. Ele ressaltou que o uso do transporte público coletivo deve ser priorizado.
Na reunião com o sindicato dos taxistas, será proposta a criação de bolsões perto das marginais para os táxis esperarem os chamados em um ponto mais privilegiado.
Além disso, Octaviano disse que vai falar com os aplicativos de deslocamento para alertar sobre os pontos de lentidão.
“Temos também uma conversa com os aplicativos de deslocamento como Waze para a gente compartilhar dados e informações, e evitar que as pessoas se aglomerem, adensando uma das vias e gerando uma lentidão ainda maior”, declarou.
Marginal Pinheiros
A Prefeitura de São Paulo liberou trechos da pista expressa da Marginal Pinheiros, no sentido Rodovia Castello Branco, na tarde desta segunda-feira (19). O tráfego segue bloqueado na pista na região do viaduto que cedeu.
Os trechos liberados têm cerca de 5 km cada um:
•Da Ponte João Dias até a Ponte Estaiada;
•Da Ponte Estaiada até a Ponte Eusébio Matoso.
O tráfego na pista expressa entre a Ponte Eusébio Matoso e o viaduto, um trecho de cerca de 10 km, segue bloqueado sem previsão de liberação. Somente a pista local tem o trânsito liberado por lá.
O rodízio de veículos está liberado apenas no trecho que vai da saída da Avenida dos Bandeirantes até a Ponte dos Remédios, no sentido Castello.
A Prefeitura planeja fazer intervenções para criar novos acessos nos próximos dias. As principais são:
Na altura do Cadeião de Pinheiros, aumentar o canteiro central para ganhar mais faixas para o acesso à Castello;
Ampliar o desvio da pista expressa para a local, 200 metros depois da Ponte Cidade Universitária;
Construir um acesso no final da Ponte Itaipauna para a marginal.
Viaduto
O viaduto tem 530 metros de extensão e passa sobre a linha férrea da Linha 9–Esmeralda da CPTM. Ele é importante via para o motorista acessar a Marginal Tietê e a Rodovia Castello Branco.
Ele foi construído no final da década de 1970 pelo governo do estado. Seu projeto, porém, não foi encontrado até agora. A Prefeitura disse que pediu ajuda da administração estadual para encontrar o documento.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, disse que já há tecnologia para uma "retroanálise" da estrutura do viaduto, "para ver quais foram os problemas que aconteceram com a estrutura, e a partir daí que vamos conseguir ter uma solução".
Fonte: g1 SP

A imagem pode conter: Jorge Mattos, sorrindo, óculosO texto é uma publicação de Jorge Mattos
Rio de Janeiro-RJ
Professor de História e Sociologia 
Graduação em História pela UFRRJ
Mestrado em Ciências Sociais pela UFRRJ
Pesquisa em Transporte Público    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais