Porto Alegre-RS. Vereador propõe tombamento da Carris

Transporte regular de passageiros existe na cidade desde 1872. Atualmente o serviço é prestado por ônibus (Foto Arquivo)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto do vereador Aldacir Oliboni (PT) que propõe o tombamento, como Patrimônio Histórico Imaterial e Material do Município, da Companhia Carris Porto-Alegrense e da área localizada na Rua Albion, 385, sua sede. De acordo com Oliboni, um dos grandes debates da sociedade é a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental das cidades. "Seja ele material ou imaterial, a história de um povo não pode e não deve ser suprimida pelo tempo. Caso contrário, estaríamos passando por cima da própria construção identitária de uma cidade ou de uma população. Nesse sentido, é preciso afirmar: a Carris é um dos mais importantes patrimônios da história de Porto Alegre. É, também, a mais antiga empresa pública de transporte coletivo em funcionamento no Brasil."

Fundada em 19 de junho de 1872, poucos dias após a cidade completar 100 anos, a Carris de Ferro Porto-Alegrense, relata o vereador, "representou uma grande inovação para uma Porto Alegre de 44 mil habitantes que tinha como principal meio de transporte coletivo da população as “maxabombas”, espécie de gôndola pela qual a população poderia demorar um dia inteiro para chegar ao centro". A autorização de funcionamento da Carris pelo então imperador possibilitou a operação de um novo meio de transporte: os bondes tracionados por mulas. 

A primeira linha regular da Carris entrou em operação em 5 de janeiro de 1873, praticamente sete meses após sua criação. A inauguração desta linha, a Menino Deus, foi motivo de festa para a cidade. Aos poucos, uma segunda empresa, a Carris Urbanus, fundada em 1893, acresceu ao sistema de transporte as linhas Moinhos, Floresta e Partenon. "A cidade se desenvolvia num contexto em que o transporte coletivo era um dos fatores de sua organização e expansão."

A Carris foi, também, a primeira empresa de transporte de Porto Alegre a implementar o biodiesel, demonstrando o compromisso com o desenvolvimento sustentável, a aderir ao sistema de Bilhetagem Eletrônica, a implementar ar-condicionado, televisões e garantir acessibilidade universal e a possuir câmeras de segurança em praticamente toda a sua frota.

Atualmente, são 24 linhas regulares operadas pela empresa pública em nossa cidade.

"O reconhecimento dessa história que, em 2017, completou 145 anos, é nacional", afirma Oliboni. Além de ser considerada pela Revista Amanhã por 17 anos consecutivos desde 2000 como a empresa de ônibus mais lembrada pelos porto-alegrenses, a Carris conquistou os seguintes prêmios: Melhor empresa de Transporte Coletivo do Brasil (1999-2001); Top de Marketing da ADVB (2000); Top Ser Humano (2001); Top Cidadania (2002); Empresa Amiga da Criança (2002-2005); Selo SESI “Aqui se Pratica Prevenção” (2003); Prêmio Nacional de Gestão Pública (2003); Maiores e Melhores Empresas de Logística (2004); Prêmio Responsabilidade Social (2004-2006-2009-2011); Bienal de Marketing ANTP (2004); Grandes Líderes (2005-2006-2007); Prêmio “Marcas de Quem Decide” (2005-2010); Diploma Mérito Social (2006); Destaque em Responsabilidade Social (2006-2008); Top Plus (2006); Top Consumidor (2007); Prêmio Qualidade RS (2007-2008-2009); Prêmio Marcas Líderes (2007); Programa Motivação e Incentivo (2007); Excelência em Gestão Social (2007); Prêmio Excelência em Gestão (2008); Empresa Parceira do Pão dos Pobres (2009); Recertificação ISO 9001 (2009); Prêmio Pesquisa de Gestão Sustentável e Gestão de Excelência (2010); Revista Maiores e Melhores do Transporte (2012); Medalha de Responsabilidade Social (2012); e Homenagem pelos mais de 100 anos de contribuição ao desenvolvimento gaúcho (2016).

"Portanto, considerando o histórico acima, é possível concluir: a Carris é um dos mais importantes patrimônios históricos da nossa cidade. E o mais importante: segue viva como uma empresa pública de qualidade, superando crises, superando governos, inovando na tecnologia e na qualidade do transporte coletivo de passageiros e, sobretudo, desafiando o tempo", diz o autor da proposta. "Não há como imaginar Porto Alegre sem a Companhia Carris Porto-Alegrense. A Carris faz parte da nossa história e é de toda a população da nossa cidade."

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

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