Rio de Janeiro-RJ. Ciclovias estimulam novos negócios no Centro do Rio
Ciclovia na Orla Conde (Foto Aziz Filho) |
A busca por uma vida mais ativa e saudável tem levado muita gente a trocar o carro pela bicicleta. Com 17 quilômetros de pistas, a nova Região Portuária surge como cenário ideal para a prática do ciclismo no Rio de Janeiro e já recebe muitos eventos reunindo ciclistas. É o que mostra recente estudo do Sebrae sobre oportunidades de negócios em torno do mercado da saudabilidade na região.
Em junho, a cidade sediou o Velo-city 2018, principal evento de ciclismo e mobilidade urbana no mundo, promovido pela Federação Europeia de Ciclismo com parceiros locais. O tema central foi o “Acesso à Vida”, abordando a inclusão social promovida pela bicicleta e o incentivo ao ciclismo como parte do dia a dia no transporte e no lazer das cidades.
Outro nicho que cresce na região é o dos praticantes de Triatlon, modalidade esportiva que envolve a prática de corrida, natação e ciclismo de forma integrada. É um esporte que demanda muita disciplina, dedicação e força de vontade e que tem atraído novos praticantes e competidores, que ainda ganham uma alternativa fitness de ótimos resultados.
Criar um park shower pode ser lucrativo
O Relatório de Inteligência do Sebrae mostra que já circulam mais bicicletas do que carros no Brasil. São 70 milhões de bikes contra 50 milhões de veículos, segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A tendência reforça a necessidade de estações de autoatendimento para aluguel de bikes. Outra oportunidade são as bike shops, que incluem serviços, acessórios, vestuários e roupas. O potencial de negócios é grande nessas lojas, A parte de serviços inclui manutenção e conserto, e já existem até hotéis para deixar a bike, para quem não tem bicicletário em casa.
Há também os park showers, com chuveiro e armário, para quem precisa se preparar para o trabalho depois da pedalada desde casa. “Pense em oferecer lanches rápidos e suplementos alimentícios para repor as energias de quem treina ou pedala pela cidade”, ressalta o relatório.
O conceito de bike shop ainda não é muito conhecido por aqui, mas é frequente em cidades que têm na bicicleta um modal de destaque, como Amsterdã (Holanda), Copenhague (Dinamarca) e Sevilha (Espanha).
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Fonte: Sebrae, com Redação
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