“Mobilidade Total” é o novo programa para o transporte de Jundiaí

Resultado de imagem para onibus jundiai
Lançado oficialmente na manhã deste sábado (29) pelo prefeito Luiz Fernando Machado, no Terminal Cecap, o programa Mobilidade Total, da Prefeitura de Jundiaí, inclui uma série de iniciativas que visam aprimorar o serviço de transporte coletivo da cidade.
Algumas medidas já foram implantadas, como a instalação de GPS e câmeras de monitoramento em todos os ônibus, criação de uma Central de Supervisão da Operação (CSO), pagamento da passagem com cartão de crédito, débito e carteira digital e revitalização dos sete terminais urbanos (grafite, pintura de paredes, nova sinalização e reforma de banheiros), entre outras.
Segundo o prefeito, o programa melhora a infraestrutura do serviço, mas também se destaca pelo uso da tecnologia que facilita a vida do usuário. “Além das câmeras, que dão mais segurança para quem utiliza o sistema na medida em que é possível identificar vândalos e infratores, lançamos um aplicativo que permite acompanhar o trajeto do ônibus e saber exatamente o horário que ele vai passar pelo ponto”, disse Luiz Fernando.
Outra novidade é o início de renovação da frota. Até o início de 2019, 60 ônibus terão sido trocados (28 já estão em circulação). “Os novos veículos são mais modernos e contam com entrada USB. Também faz parte do programa a ampliação do wifi nos sete terminais e pretendemos transmitir as imagens das câmeras dentro dos ônibus para o Centro de Monitoramento da Guarda Municipal”, explica o prefeito.
Também para evitar transtornos aos usuários, mais de 20 linhas que representam cerca de 60% das reclamações no 156 já tiveram seus itinerários revisados, a fim de garantir a pontualidade do serviço. “Com as mudanças, registramos uma redução de 60% nas reclamações em linhas que atendem o Vetor Oeste. Se considerarmos somente as reclamações de falta de cumprimento de horário, a queda nas reclamações foi de 84%”, destaca o gestor de Mobilidade e Transporte, Silvestre Ribeiro.
Com a criação do CSO, no Terminal Cecap, é possível verificar se houve alguma falha no serviço, como se algum dos cerca de 300 veículos não fez o itinerário correto. “A preocupação com a regularidade do serviço é constante, por isso intensificamos a fiscalização sobre os horários de partidas das linhas”, acrescenta Silvestre.
Outras medidas
O Mobilidade Total inclui, ainda, iniciativas que irão manter uma constante avaliação do serviço. Já foi publicado um decreto que instituiu o Comitê Permanente de Avaliação da Qualidade do Transporte Coletivo (atualmente em fase de composição). “Temos também o programa Bom Motorista, que já capacitou mais de 250 profissionais para melhorar a relação com o usuário”, pontua Silvestre.
Está nos planos da prefeitura a instalação de ‘noteiros’ dentro dos ônibus para possibilitar o pagamento da passagem em dinheiro pelos usuários. Os equipamentos estão em fase de testes. Ainda de acordo com o gestor da área, a ideia é instalar, futuramente, totens nos terminais com informações sobre o serviço, “a fim de garantir mais eficiência na comunicação com os usuários”.
As novas ações do projeto Mobilidade Total já foram notadas pelos usuários, como a técnica em nutrição Dulce Elisete Rossi, que destaca a modernização dos serviços. “Isso agiliza na redução de filas e contribui para melhorar nosso dia a dia”, comentou ao fazer referência às novas possibilidades de pagamento da passagem.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC