Rio de Janeiro-RJ. Duas linhas da Zona Sul voltarão a circular neste sábado (08)
Essa linha pertencia a Empresa São Silvestre, que foi extinta em dezembro de 2017. |
Quase três meses após o aumento no preço da passagem (de R$ 3,60 para R$ 3,95) dos ônibus municipais no Rio, ocorrido no dia 21 de junho, duas linhas desaparecidas voltarão a circular na cidade. A 581 (Leblon — Cosme Velho) e 582 (Leblon — Urca) retomam o serviço neste sábado. A frota terá seis veículos com cada linha e será operada por seis empresas do Consórcio Intersul, informou a Rio Ônibus, o sindicato que reúne as empresas do setor rodoviário da cidade. Os problemas enfrentados pelos usuários das duas linhas começaram em dezembro do ano passado, quando a Transportes São Silvestre, empresa responsável pelos itinerários, deixou de operar no dia 29 de dezembro de 2017.
Desde então, quem depende das linhas ficou ilhado no bairro. O consórcio Intersul afirmou que está "empenhando todos os seus esforços para garantir o melhor transporte público aos cariocas e se recuperar dos efeitos da crise o mais rápido possível". De acordo com a entidade, a determinação de seis veículos na frota de cada linha foi uma determinação da Secretaria municipal de Transportes (SMTR).
Apesar da notícia considerada positiva, Valéria Grynberg, moradora da Urca e uma das diretoras da Associação de Moradores do bairro, reagiu com desconfiança ao anúncio. Para ela, é preciso aguardar o início da nova operação para avaliar a qualidade do serviço.
— Já fizemos há algum tempo uma reunião com pessoal da CET-Rio e da Secretaria de Transportes, em que nos foi prometido que a linha voltaria, mas não davam nenhum prazo. (O anúncio de retomada do serviço) é um bom sinal, mas prefiro não comemorar. Embora tenha essa questão definida, essas decisões não são muito respeitadas. De uma hora pra outra, modificam as linhas, quantidade de veículo. É um ceticismo porque precisamos esperar para ver como ficará — avalia a diretora da Associação de Moradores da Urca (Amour).
As duas linhas aparecem entre as líderes em reclamações no ranking da Secretaria de Transportes das linhas com mais críticas referentes ao nível de serviço, indicador que aborda as irregularidades de escassez de carros nas linhas, intervalo entre os carros e o consequente excesso de passageiros. Nessa lista, as linhas 581 e 582 aparecem, respectivamente, em 5° e em 7° lugar. O último levantamento divulgado no site "Transparência da Mobilidade", da SMTR, utilizou as reclamações dos meses de novembro e dezembro de 2017 e janeiro deste ano.
Fonte: O Globo
Comentários
Postar um comentário