Transporte sustentável por ônibus na América Latina e Caribe é tema de Conferência em Foz do Iguaçu

Resultado de imagem para onibus foz do iguaçu
Com o objetivo de informar e ampliar o diálogo sobre a descarbonização do transporte na região da América Latina e Caribe, o Grupo Banco Mundial (WBG), o WRI e a Agência Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) se associaram para organizar o evento “Green Your Bus Ride!”, numa tradução livre algo como “Faça um transporte limpo”, ou torne verde sua viagem de ônibus.
A Conferência começa nesta segunda-feira, dia 27 de agosto de 2018 e segue até quinta-feira, dia 30.
A extensa programação compartilhará estudos de caso, soluções promovidas por países selecionados, bem como dará início a discussões aprofundadas que buscam inspirar inovações na elaboração de projetos. A iniciativa visa promover um caminhar conjunto das principais cidades na construção de uma agenda de transporte limpo.
O documento dos promotores do evento destaca que o transporte responde por um terço de todas as emissões de CO2 na região da América Latina e do Caribe, superior à participação global do setor, de 23%. Por esse motivo, cabe ao setor a tarefa de reconhecer sua responsabilidade e liderar o caminho para a mudança, se a região espera de fato cumprir as metas de implementação do Acordo de Paris estabelecidas pelo acordo do clima de 2015 e, desta forma, contribuir para o esforço global de desacelerar a mudança climática.
Em 2017, algumas grandes promessas das cidades e da indústria demonstraram o compromisso com esse esforço. O documento cita as principais:
– 12 maiores cidades do mundo, incluindo a Cidade do México e Quito (da região), comprometeram-se a comprar apenas ônibus com emissão zero a partir de 2025.
– Shenzhen, na China, tornou-se a primeira cidade do mundo a converter toda sua frota de ônibus 100% elétrica.
– Os quatro dos maiores fabricantes de ônibus e motores do mundo se comprometeram a fornecer ônibus mais limpos para 20 megacidades a partir de 2018.
Continua o documento dos promotores da Conferência:
Em todo o mundo existe uma gama completa de alternativas de transporte com baixas emissões que podem desempenhar um papel importante na descarbonização do setor. No entanto, trazer essas tecnologias para a região da América Latina e do Caribe e implementá-las em larga escala não será uma tarefa fácil.
Os formuladores de políticas e os líderes do setor privado terão que entender o potencial e os custos das tecnologias alternativas, o papel dos ambientes normativos e de políticas de apoio ou veto à adoção de novas tecnologias e a contribuição que cada solução possível oferece para reduzir as emissões em países individuais.
Os países terão que se preocupar com questões do tipo:
– os reguladores devem tomar a iniciativa de projetar soluções de transporte limpas ou devem permitir que a indústria lidere esse caminho?;
– qual deve ser o fator decisivo na avaliação da sustentabilidade a longo prazo das alternativas?
– existem sinergias na implantação de tecnologias baixo carbono em uma base regional ou sub-regional?
– enquanto a eletrificação está emergindo como um elemento chave na descarbonização do setor de transporte, esta é uma solução imediata? Existem rotas alternativas para um mundo de baixo carbono?
Os custos de cometer um erro são altos, e até agora as cidades da América Latina e Caribe deram pequenos e hesitantes passos nesse sentido.
REPRESENTANTES DE VÁRIAS CIDADES DA AMÉRICA LATINA E REGIÃO DO CARIBE
Várias agências públicas de transportes das cidades e países latino-americanos estarão presentes na Conferência, representadas por técnicos e dirigentes públicos: Buenos Aires (Argentina); Montevidéu (Uruguai); Cidade do México; Chile, Colômbia; Quito (Equador); Costa Rica e Peru.
O Brasil estará representado no evento por entidades e especialistas do setor de quatro cidades:
São Paulo, pela SPTrans – São Paulo Transportes, com seu presidente, Paulo Cezar Shingai e Simão Saura Neto, superintende de Engenharia e Mobilidade Veicular;
Belo Horizonte, por meio da BHTrans, com o presidente Célio Bouzada, além de Daniel Marx Couto, diretor de Transporte Público.
Florianópolis, com Célio Sztoltz, Diretor técnico da Superintendência da Região Metropolitana de Florianópolis – SUDERF; e
Palmas (Tocantins), através da prefeita Cinthia Ribeiro Mayor, acompanhada da secretária municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Gomes Barbosa.
Olimpio de Melo Alvares Junior, especialista ambiental e diretor da L’Avis Eco-Service Brazil, será um dos conferencistas.
Do Governo Federal brasileiro estarão representantes da Caixa Econômica Federal, BNDES, FINEP, além de assessores dos Ministérios das Cidades e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A ITAIPU Binacional também estará na Conferência com dois representantes.
Do setor industrial estarão apenas a BYD Brasil, representada por Adalberto Maluf; a MAN Latin America, com Leando Siqueira, Diretor de Desenvolvimento do Produto e Gerenciamento de Portfólio e a Cummins, com Luciana Giles, Diretora de Comunicação & Relações Governamentais.
Veja a programação completa: Workshop Schedule – Green your Bus Ride
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais