São Paulo-SP. Linha 13-Jade da CPTM terá atendimento até as estações Brás e Luz somente em setembro

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Foto:Willian Moreira/AE
A Linha 13 – Jade (Estação Engenheiro Goulart – Estação Aeroporto–Guarulhos) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) terá atendimento até as estações Brás e Luz somente em setembro. A nova previsão foi informada pela companhia ao Diário do Transporte nesta sexta-feira, 24 de agosto de 2018.
A previsão inicial era até o início de agosto, mas a companhia informou que ampliou o prazo após dificuldades técnicas na integração dos sistemas.
Os dois serviços, o Connect e o Airport-Express, portanto, devem ser lançados até o fim de setembro, conforme nova previsão da CPTM.
“A expectativa era que os serviços fossem iniciados neste mês. Entretanto, devido às dificuldades técnicas na integração dos sistemas entre Alstom e Siemens, foi necessário ampliar o prazo de realização dos testes necessários para que a operação seja feita com segurança”, informou a CPTM, em nota.
O Connect terá viagens entre as estações Brás e Estação Aeroporto-Guarulhos nos horários de pico, sem a necessidade de transferência na Estação Engenheiro Goulart, de acordo com a CPTM.
No caso do Connect, o trem para em todas as estações para embarque e desembarque e o valor da tarifa será o mesmo do trem metropolitano, que hoje custa R$ 4.
O serviço CPTM Airport Express, por sua vez, está previsto para operar sem parada para embarque e desembarque, entre as estações Aeroporto-Guarulhos e Luz. Neste caso, porém, o valor da tarifa será mais caro, custando R$ 8.
A CPTM estima que o percurso será realizado em aproximadamente 35 minutos.
INTERVALO
Atualmente, os passageiros da linha 13-Jade afirmam que o trajeto precisa de algumas melhorias. O oficial de manutenção Fábio Lima Coelho, 31 anos, disse que o intervalo entre os trens chega a 30 minutos. “A Linha 13 tem que diminuir o tempo de espera para se tornar atrativa”, disse.
Morador de Guarulhos, o oficial de manutenção diz que prefere utilizar ônibus intermunicipais por ser mais rápido e ainda mais barato, por ainda não haver integração.
“Eu volto sempre de 175 pois um ônibus que já me deixa na porta de casa, se for usar o trem vou ter que gastar o dobro, pois o sistema não é integrado”, disse.
Até o momento, a CPTM não informou previsão de integração com linhas de ônibus municipais ou redução dos intervalos de partida.
A Linha 13-Jade tem 12,2 quilômetros de extensão – uma parte do trajeto em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km); duas novas estações: Guarulhos Cecap e Aeroporto Guarulhos, além da Estação Engenheiro Goulart, integrando com a Linha-12 Safira; três novos bicicletários e uma passarela.
Diário do Transporte esteve na cobertura da inauguração da linha e constatou a preocupação dos passageiros com o fato de o trem parar longe dos terminais do Aeroporto. Por exemplo, do Terminal 3, a distância é de 2,5 km.
Os passageiros precisam fazer a transferência para ônibus operados pela empresa GRU Airport, concessionária do Aeroporto em Guarulhos. O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, responsabilizou a concessionária pelos fatos do trem da CPTM não chegar até perto do Aeroporto e por ainda não ter sido construída uma espécie de monotrilho entre o trem e os terminais aéreos. Relembre:
Jessica Marques para o Diário do Transporte

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