Rio de Janeiro tem o pior sistema de transportes do mundo, diz estudo


ônibus, rio de janeiro, transporte público (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Foto: Tãnia Rego/ Agência Brasil
Os cariocas passam em torno de 1h30 por dia no transporte público. Isso sem contar os 19 minutos, em média, que perdem esperando para poder pegar a condução. A cidade teve a pior classificação dos 74 principais centros de transporte analisados pela instituição de pesquisa Expert Market. Mas ela não está sozinha. São Paulo, Salvador e Brasília também aparecem na lista, em terceiro, quinto e sétimo lugar respectivamente.

Sediada em Austin, nos Estados Unidos, a empresa se baseou em indicadores como tempo de viagem, distância percorrida, tempo de espera para pegar o transporte público, as baldeações necessárias em uma única viagem e o custo mensal do transporte, considerando o salário médio da população. Com base nestes dados foi possível elaborar um ranking com as melhores e piores cidades do mundo para utilizar transporte público.


Além do tempo gasto na espera e na viagem, o usuário de transporte público do Rio de Janeiro também sofre com os preços elevados da passagem. Supondo que o cidadão necessite de apenas uma condução para ir e para voltar do trabalho, ele gastará cerca de R$ 160 por mês, o que compromete 9,4% do seu salário, em média. Já a pessoa que decide ir de carro para o trabalho perde quase uma hora no trânsito do Rio de Janeiro.

Em contraste com essa realidade estão as cidades europeias, que ocupam as 10 posições de melhores centros de transporte. A França lidera o ranking, não só com Nice em primeiro lugar, mas como um dos países da lista que mais possui cidades com bom custo benefício de transporte. A Itália é a única que se equipara com esse resultado, apresentando também três cidades no ranking.

Fonte: Época Negocios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC