Grande Vitória-ES. Nove dos 10 terminais de ônibus do ES estão com alvará dos bombeiros vencido
Terminal Itaparica-Vila Velha/Foto: Vinícius Gonçalves/ TV Gazeta) |
Nove dos 10 terminais de ônibus da Grande Vitória estão com alvará do Corpo de Bombeiros vencido, alguns já há mais de dois anos. A licença é uma garantia de que os locais têm prevenção adequada contra incêndios. O único terminal que está com essa documentação em dia é o de Itacibá, em Cariacica, mas a validade é até 9 de agosto de 2018.
Um dos terminais sem alvará é o de Itaparica, em Vila Velha, que está interditado desde o último sábado (21). Além desse, o do Ibis, o de São Torquato e o de Vila Velha estão com o alvará vencido desde 22/05/2016. O de Campo Grande e o de Jardim América, em Cariacica, desde 02/06/2016. Os terminais de Laranjeiras, Carapina e Jacaraípe estão com o alvará expirado há mais de um ano.
No caso do Terminal de Laranjeiras, no documento que consta o vencimento ainda há a observação de que o uso de botijas de gás de cozinha está proibido no local, podendo apenas o uso de gás das centrais já existentes no local.
O diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES), Alex Mariano, explicou que os bombeiros já estiveram nos terminais neste ano, mas os alvarás não foram concedidos porque faltavam ser cumpridas algumas exigências.
"Mediante essa vistoria, alguns itens foram colocados para nós fazermos. Então já temos a compra de alguns materiais, mas tem também a consequência de alguns atos de vandalismo. Às vezes nós compramos os materiais e acontecem os atos de vandalismo, como também de roubos de materiais. Neste ano também recarregamos todos os extintores, readaptamos os para-raios conforme orientação dos bombeiros e fizemos as adaptações necessárias de tubulação de gás", explicou.
Além dos atos de vandalismo e roubos, ele culpou também a situação burocrática pela demora na adequação dos alvarás, mas disse que entre 30 e 40 dias ocorrerão novas visitas do Corpo de Bombeiros nos terminais.
"Em algumas situações aconteceu de a gente ter que abrir uma licitação, fazer projeto, contratar empresa pra fazer, como aconteceu no caso do gás. Em relação à segurança dos usuários, podem ficar tranquilos que nada vai acontecer, nossa equipe de manutenção e vistoria está trabalhando em cima disso", explicou Alex Mariano.
Fonte: g1 ES
Comentários
Postar um comentário