Goiânia tem 605,3 mil carros e possui a 6ª maior frota do país, aponta estudo

Imagem relacionada
Um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) concluiu que Goiânia, apesar de ter a 11ª maior população do país, já é a cidade com a 6ª maior frota de carros do Brasil, com 605,3 mil veículos circulando. Já em relação às motos são 291,6 mil, ocupando o 4ª lugar no ranking. Enquanto a média nacional é de 1 carro para 3,89 habitantes, na capital goiana a proporção é de 1 para 2,42 habitantes.
Segundo Marcos Rotten, especialista em trânsito, o aumento de veículos ocasiona a queda no índice de qualidade de vida e pode gerar vários problemas urbanos.
“Isso vai trazendo uma supertolatação da cidade, das ruas. Quando você vai morar em um lugar, você tem que pensar na sua mobilidade. Como é que eu vou me locomover? E a cidades têm que se planejar também. Ou seja, uma política urbana para incentivar o adensamento, para as pessoas morarem mais próximas para evitar o grande deslocamento”, disse.
A pesquisa da CNB foi divulgada em junho pela instituição. O estudo cruzou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Conforme o Denatran, a frota de carros do país aumentou 3,30% em relação ao ano passado. Já a de motos subiu 3,44%.
Com relação ao número de carros, Goiânia fica atrás das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. Já em relação às motos, a capital goiana só perde para a capital paulista, Rio de Janeiro e Fortaleza. A pesquisa também revelou que em 48, dos 246 municípios goianos há mais motos do que carros.
O profissional autônomo Nelito Soares da Silva afirma que tem medo de que a frota aumente ainda mais e o trânsito de Goiânia fique ainda mais complicado. Ele afirma que utiliza o carro porque tem que percorrer grandes distâncias e o transporte público não demonstra eficiência. “É péssimo, se todo mundo for ter dois, três [carros], o trânsito congestiona”, desabafou.
E os ônibus?
A frota de ônibus de Goiânia não segue a mesma proporção e ocupa, segundo o levantamento da CNM, o 8º lugar no ranking das cidades do país, com 6,7 mil veículos. A população, volta e meia, reclama que o número de ônibus e circulando no sistema de transporte coletivo da cidade é insuficiente. As empresas, por sua vez, afirmam que cumprem o que rege o contrato.
O estudo afirma que o transporte coletivo, por meio de ônibus, permite a utilização eficiente do espaço urbano, já que os ônibus ocupam espaço menor na malha viária e são responsáveis por transportar 70% da população. A frota brasileira de ônibus coletivos totaliza 616 mil veículos.
São Paulo é a cidade com a maior frota de ônibus, com 44,7 mil veículos, 25,6% do total do país. A cidade é seguida por Rio de Janeiro, com 17,4 mil, Brasília, com 12,4 mil, Salvador e Belo Horizonte, ambas com 8,7 mil, Manaus, 7,6 mil, Belo Horizonte, 7,1 mil e em 8º lugar Goiânia, com 6,7 mil.

Fonte: g1 GO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Rio de Janeiro-RJ. Justiça Federal suspende restrição na circulação de transportes intermunicipais