Prefeitura de Fortaleza é a vencedora de prêmio global de Mobilidade Urbana
O Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) anunciou, nesta quinta-feira (28/06), que Fortaleza foi a cidade vencedora do Sustainable Transport Award (ou Prêmio de Transporte Sustentável, em tradução livre) – uma competição global de projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva. O anúncio ocorreu durante o Congresso Mobilize, que reuniu especialistas de todos os continentes em Dar Es Salaam, a maior cidade da Tanzânia, na África, vencedora da última edição do concurso. O evento é um dos principais fóruns internacionais de discussão de soluções para a mobilidade urbana do século XXI.
De acordo com os organizadores, “o comitê do Prêmio ficou particularmente impressionado com a capacidade de replicação dos projetos de Fortaleza, pois muitos são baseados em intervenções de baixo custo, parcerias com o setor privado e os projetos pilotos que coletam dados para justificar intervenções de maior custo. Fortaleza, já vem trabalhando com diferentes cidades para compartilhar as boas práticas em transporte sustentável e segurança no trânsito”.
“Fortaleza adotou a abordagem certa para o transporte, que se distancia dos carros particulares, para priorizar e integrar pedestres, ciclistas e usuários de transporte público”, diz Michael Kodransky, presidente do Comitê de Prêmios de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award Committee) e chefe da Mobilize. “Há uma crescente percepção entre as cidades de que o modelo de transporte individual é insustentável, e estamos muito felizes em apresentar a liderança de Fortaleza no próximo ano. Esperamos ansiosamente trazer mais de 200 especialistas em transporte sustentável para conhecer as conquistas da cidade no Mobilize do ano que vem” complementa.
Além do destaque à Fortaleza, a cidade de Buncheon, na Coréia do Sul, receberá uma menção honrosa. As cidades vencedoras do Prêmio de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award) dos anos anteriores incluem Dar es Salaam, Santiago (Chile), Seul (Coreia do Sul), Paris (França), Guangzhou (China), São Francisco e Nova York (EUA); Cidade do México (México) e Yichang (China).
“Apesar dos desafios enfrentados, Fortaleza demonstrou que, por meio da criatividade, inovação, liderança e participação, é possível alcançar resultados de sucesso na promoção da mobilidade sustentável em um curto prazo. Uma das nossas principais estratégias tem sido adaptar as boas práticas internacionais ao nosso contexto local, e acreditamos que o Mobilize 2019 será uma oportunidade importante para maximizar a troca de experiências. Nos sentimos honrados em receber este prêmio e em sediar um evento tão prestigiado em nossa Cidade”, afirma o prefeito Roberto Claudio.
Fortaleza e a cidade sul coreana serão homenageadas em uma cerimônia especial de premiação em Washington, nos Estados Unidos, em janeiro de 2019, durante a reunião anual do Conselho de Pesquisa de Transporte (Transport Research Board) do ITDP. Posteriormente, nossa cidade será a sede do Mobilize 2019, um dos principais eventos em transporte sustentável do planeta, promovido anualmente pelo do ITDP em parceria com a Fundação de Pesquisa e Educação da Volvo (Volvo Research and Education Foundation). O evento deve apresentar as melhores práticas e lições aprendidas sobre mobilidade sustentável para um grupo internacional de profissionais e pesquisadores, destacando a cidade emergente como um laboratório de aprendizado. Outras informações estão disponíveis na página do evento na internet: mobilizesummit.org.
Intervenções em Mobilidade Urbana Sustentável fazem a diferença
Desde 2014, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, tem investido em melhorias para fortalecer o transporte ativo e sustentável pela Cidade. A implantação do Bilhete Único, faixas exclusivas para os coletivos, reforma de terminais e pontos de parada, aplicativo de monitoramento em tempo real dos ônibus, equipados com ar-condicionado e wifi oferecem mais conforto e praticidade aos usuários. A expansão da rede cicloviária em mais de 240% nos últimos cinco anos, além da disponibilização de quatro sistemas de bicicletas compartilhadas (Bicicletar, Bicicleta Integrada, Mini Bicicletar e Bicicletar Corporativo) oferecem mais opções de forma gratuita e estimulam o deslocamento e a saúde da população. O sistema de carros elétricos compartilhados, o VAMO, também ajudou a trazer a pauta da sustentabilidade para os veículos automotores, apresentando a nova tecnologia e o compartilhamento como opções alternativas e de baixo custo aos usuários. Aliadas a reorganização viária, com os binários, novas vias e corredores, o número de mortes no trânsito já é 35% menor do que no início da década.
“Esses são resultados que mostram que estamos no caminho certo. A estrada ainda é longa, mas sem dúvida esse reconhecimento e o apoio de vários parceiros internacionais nos fortalecem para investir cada vez mais em modais sustentáveis de transporte, priorizando sempre o coletivo ao individual. Essa conquista nos coloca no hall das cidades globais que mais investem em mobilidade urbana sustentável”, comemora o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, Luiz Alberto Saboia.
Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento
O Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento foi fundado em 1985. É uma entidade sem fins lucrativos que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, acidentes de trânsito e a desigualdade social. A instituição oferece apoio a cidades em todo o mundo para projetar e implementar sistemas de transporte de alta qualidade e soluções de políticas que tornem as cidades mais habitáveis, justas e sustentáveis.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza
Comentários
Postar um comentário