Governo recebe primeiro VLT para Metrô de Teresina na segunda (14)

Transporte dos vagões para Teresina (Ascom Setrans)
O transporte metroviário da capital está prestes a dar um grande salto de qualidade. É que o primeiro dos três Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), já está sendo deslocado para Teresina. A previsão é de que os três carros (vagões) que compõem o primeiro VLT cheguem à capital já neste fim de semana. 
Na segunda-feira (14), o governador Wellington Dias, o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires; o senador Ciro Nogueira, e outras autoridades realizam visita ao pátio de manobras da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), no bairro Dirceu Arcoverde, onde estarão abrigadas as composições. A visita será às 12h.
A previsão é de que, até junho, o primeiro VLT já esteja em funcionamento, com capacidade para transportar até 600 passageiros. De acordo com o cronograma, até o mês de agosto o Metrô de Teresina contará com mais dois VLTs em pleno funcionamento, totalizando três veículos, com capacidade total para transportar até 1.800 passageiros, por viagem. Os VLTs estão sendo fabricados pela empresa Bom Sinal, localizada na cidade de Barbalha, região metropolitana do Cariri, no estado do Ceará. 
Guilhermano Pires destacou a importância da obra para a Teresina. “Esta é a maior obra de mobilidade urbana da história do Piauí. Ainda este ano contaremos com três VLTs em pleno funcionamento, o que representará uma revolução no transporte metroviário da capital, com muito mais qualidade, eficiência e segurança para os usuários”, afirmou o gestor, destacando o empenho do senador Ciro Nogueira no processo de modernização do transporte da capital.
Modernização do Metrô de Teresina
Na primeira etapa das obras de modernização do metrô, serão investidos R$ 228 milhões, sendo R$ 46,50 milhões para a fabricação dos três primeiros VLTs. Nesta fase, deve ser iniciado o processo de modernização do sistema, com a reforma de toda a linha e de quatro estações (Matinha, Ilhotas, Renascença e Itararé), duplicação da linha existente entre as estações Matinha e Ilhotas, mais a construção de um Centro de Controle Operacional.
Na segunda etapa do projeto, que deve contar com recursos provenientes de operação de crédito ou recursos da OGU, vão ser adquiridos mais três VLTs, totalizando seis veículos. Também deve ser duplicado o restante da linha férrea, reformadas mais cinco estações (Frei Serafim, Piçarra, Boa Esperança, Parque Ideal, Dirceu II) e construídas duas novas estações, uma no bairro São João e outra no Mafuá, além de uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poti. 

Autoria: Ascom Setrans
Fonte: Governo do Estado do Piauí

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