Teresina-PI. Usuários relatam demora no primeiro dia de integração dos ônibus


Os passageiros que utilizaram o novo sistema de integração dos ônibus de Teresina relataram demoras e atrasos nos ônibus, que deveriam ter seu tempo de espera reduzido. Neste sábado (17), o sistema passou a funcionar de forma integral na Zona Sul e parcial na Zona Sudeste.


Claudia Lima, comerciante, disse que cansou de esperar e foi caminhando ao terminal do Parque Piauí. Ela disse que estava esperando um ônibus da linha alimentadora, no Promorar, havia mais de 1 hora. “Quem precisa chegar 8h no trabalho ainda está aqui, não saiu de casa. Se eu passava 40 minutos esperando, hoje passei mais de 1 hora”, contou.

Outros passageiros relataram demora também nas linhas troncais, que levam do terminal ao Centro, como a manicure Audirene de Oliveira, que aguardava um ônibus no terminal do Parque Piauí, Zona Sul, para ir ao bairro Marquês, Zona Norte. “O tempo de espera passou do limite, era de 6 a 8 minutos e estou aqui já tem 15 minutos. Traz problemas para mim e muitos outros, porque cada um tem seu compromisso pontual”, disse ela.


Já outros passageiros acreditam que com o tempo, a demora vai reduzir e o sistema funcionará melhor. “Acho que quando a espera diminuir, vai ser uma maravilha, perfeito, vamos poder ir para qualquer ponto da cidade sem problema”, disse a autônoma Lúcia Carvalho.

A estudante Sâmia Dantas citou a distância entre as estações de transbordo, localizadas nos corredores exclusivos das avenidas Henry Wall de Carvalho, Barão de Gurguéia e Miguel Rosa. “Eu vi hoje um senhor se arrastando indo de uma pra outra, porque a distância é de quase 1 km. Acho que é muito bom o sistema, mas precisa ser remanejado”, opinou a jovem.

As paradas obrigatórias dos ônibus, segundo o advogado José Joaquim, não estão sendo cumpridas. “Eu estava esperando um ônibus para Timon e ele parou na faixa para os pedestres, mas quando chegou na estação ele passou direto”, relatou.

Como o sistema faz com que os ônibus realizem percursos menores, os passageiros também reclamaram da quantidade de viagem que precisam fazer para chegar ao seu destino, como o costureiro Sebastião Sousa. “Antes eu pegava dois ônibus para chegar ao Dirceu, agora são quatro”, declarou.

Orientação e fiscalização

Denilson Guerra, gerente de planejamento da Strans, disse que ele mesmo testou o sistema em seu primeiro dia e levou 45 minutos para sair do terminal do Bela Vista, Zona Sul, para o terminal Itararé, Zona Sudeste. “No Bela Vista peguei um ônibus interterminal para o Parque Piauí, de lá para a estação da Barão de Gurgueia, outra troncal para o Itararé e então cheguei aqui”, afirmou.
Ele relatou que há agentes, policiais militares, trabalhadores do consórcio operacional e integrantes do sindicato do transporte rodoviário nos terminais e nas estações para orientar os usuários. “Estamos vendo tudo que está acontecendo para corrigir onde houver falhas e se alguma empresa descumprir as normas da Strans, será punida”, explicou.

O gerente declarou que estão disponíveis para reclamações os telefones 3214-5600, exclusivamente para questões a respeito da bilhetagem eletrônica que é obrigatória para fazer uso da integração pagando apenas uma passagem e o 0800 086 3122, para qualquer outro tipo de reclamação.

Fonte: g1 PI

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