São Paulo. Aberta concorrência para implantação do Corredor BRT Perimetral Leste


A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos publicou em seu site que deve receber no dia 15 de março as propostas de empresas interessadas em elaborar o projeto executivo do Corredor BRT Perimetral Leste, que deve facilitar o acesso por transporte coletivo da região do ABC Paulista até Guarulhos, na Grande São Paulo.
O novo corredor, que está no pacote de ligações metropolitanas que já deveriam estar em obras, deve começar em São Mateus, na zona Leste de São Paulo, se conectado aos ônibus e trólebus da Metra, e ir até o Corredor Metropolitano Guarulhos, que vai até o Terminal Cecap.
O projeto executivo é o primeiro passo para as obras saírem do papel, mas não há previsão para conclusão do empreendimento.
O edital para o projeto executivo já pode ser baixado no site da EMTU. A audiência de apresentação deveria ter ocorrido em 23 de janeiro, mas foi adiada para 15 de março devido aos questionamentos de possíveis interessados. O projeto executivo deve contemplar a instalação do piso rígido, mais adequado para o peso dos ônibus que o asfalto, além das paradas, estações e infraestrutura de sinalização e iluminação.
De acordo com a publicação da EMTU, o corredor deve ter 26,7 quilômetros de extensão e receber uma demanda diária de 175 mil passageiros. O Corredor Metropolitano Perimetral Leste deve passar pela região da Avenida Jacu Pêssego.
A partir do Corredor de Guarulhos será possível chegar ao Aeroporto Internacional. É prevista a implantação de uma linha semi-expressa, com apenas três paradas, que deve fazer com que trajeto em todo o corredor seja cumprido em 1h20.
São previstas integrações físicas com as seguintes linhas:
– 284 (Terminal Metropolitano São Mateus/Terminal Santo André Oeste) – Metra/Corredor ABD
– 284 M (Terminal Metropolitano São Mateus/São Bernardo do Campo – Shopping Metrópole) – Metra/Corredor ABD
– 285 (Terminal Metropolitano São Mateus/São Bernardo do Campo – Terminal Ferrazópolis) – Metra/Corredor ABD
– 11-Coral (São Paulo/Luz – Mogi das Cruzes/Estudantes) – CPTM
– 12-Safira (São Paulo/Brás – Poá/Calmon Viana) – CPTM
– 3-Vermelha (Barra Funda – Itaquera) – Metrô
– 15-Prata (Vila Prudente – Oratório – atual) – Monotrilho

As obras devem começar em 2019.
Texto: Adamo Bazani 
Fonte: Diário do Transporte

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