Rio de Janeiro. Acervo Histórico dos ônibus: Viação Acari






A Viação Acari foi fundada em 24/04/1962, através da imposição do governo Lacerda para que os donos individuais de lotações se agrupassem em um mínimo de 12 coletivos para se oficializar em empresa. Sua 1ª linha foi a Méier x Acari (depois Pavuna) com 18 Lotações de agregados, sob o antigo prefixo 79.00, com tarifa maior (na época o preço da passagem era de acordo com os km rodados). A seguir, as empresas de Lotações tiveram que se transformar em empresas de Ônibus, com isso, em 1964, a Acari, sob o comando de José Edegar Rocha, adquiriu seus primeiros Ônibus (com o novo prefixo 42500), sendo quase todos Cermava que eram guardados em sua 1ª garagem na Av Automóvel Club 3955, em Engenho da Rainha, (depois alterado o endereço para Estrada Velha da Pavuna 4076).
A partir de 1964, sua linha ganhou o nº 688 – Méier x Pavuna, e provavelmente, uma derivada 687 – Méier x Pavuna (porém extinta em 1966). Em 1968, já com 25 carros, absorveu duas empresas: Viação Estrela do Oriente Ltda 33000, com sua única linha 299 - Castelo x Acari (em 06/08/68) e a Auto Viação Cabuçu Ltda 38500, com sua única linha 254 - Pça 15 x Quintino. Sendo assim, em 1969 a Acari detinha, então, três linhas: 254, 299 e 688, com uma frota de 74 Ônibus.
Em 1969, segundo consta, o empresário Jacob Barata adquire a Viação Glória S/A, 38000 (dona das linhas 238, 239 e 455) e transfere a linha 455 – Méier x Copacabana para a Viação Acari, (da qual já era sócio), a meu ver, isso foi a causa da queda financeira da Viação Glória. Entre 1972 e 1973 existiu a breve linha 903 - Acari x Méier (parcial da 299). Ainda em 1973, a Auto Viação Caju, 72000 (dona das linhas 209 e 357) veio a sucumbir, tendo suas linhas transferidas para a Braso Lisboa a linha 209 e para a Acari a linha 357 – Largo São Francisco x Madureira.
Portanto, em 1975, já estabelecida na Rua Miguel Rangel 493 - Cascadura, a Viação Acari explorava as seguintes linhas modais: 254, 299, 357, 455, 688 + as cinco recém-inauguradas linhas de frescões da área seletiva nove (AS-9), ligando o Castelo aos diversos bairros: Campo dos Afonsos, Osvaldo Cruz, Vila Valqueire, Cascadura e Madureira (via Méier). Ainda em 1975 é criada a linha 456 - Méier x Copacabana (via Tn Santa Bárbara).
Houve um acontecimento em 1978 e que poucos se recordam: O Jacob Barata adquire parte da Transportes Choupal e pouco tempo depois extingue a linha 285 – Vila Valqueire x Pça 15 mas, antes disso, faz o experimento da breve linha 457 – Vila Valqueire x Copacabana, Ao mesmo tempo, transfere as linhas 455 e 456 da Acari para a Choupal. Tais mudanças não duraram muito tempo, pois a Choupal foi vendida para a Redentor (a confirmar) que logo a passou para a Verdun, resultando no fim da empresa em 1981. Portanto, a linha 455 ficou na Verdun e a linha 456 com a sua coligada Transportes Uruguai.
Quando foi em 1981, na promulgação da frota mínima de 120 carros por empresa, a Acari foi pivô da ‘’dança das cadeiras’’ de linhas que saíram e entraram nas empresas do grupo e associados de Jacob Barata. Vejamos: A Acari repassou a linha 299 para a Transp Uruguai, a 357 para a Auto Viação Paraense (39000) a 688 e a (687 que havia retornado) para a Viação Pavunense. Com a dissolução da Viação Estrela de Prata, 35000, assumiu as linhas 277 e 650. Já com a R.A.Matias houve a troca de suas duas (ou três) remanescentes linhas de frescões pelas linhas modais 607 e 667. Portanto, ao final de 1981, a Viação Acari detinha as seguintes linhas: 254 – Pça 15 x Padre Nóbrega, 277 – Pça 15 x Madureira, 607 – Cascadura x Estácio, 650 – Eng Novo x Mal Hermes e 667 – Méier x Madureira. E curiosamente tempos depois, a Viação Rubanil inaugura a linha 686 – Fazenda da Bica x Madureira (com 1 Caio Amélia (encurtado) circular), contudo a linha foi logo repassada para a Viação Acari.
Depois de rodar pela Uruguai (que pertencia a Verdun), um sócio em comum com a Colúmbia/Mosa (Sr. Ancelmo), em 1987, leva a linha 456 – Méier x General Osório (via Tn Santa Bárbara) para a Transp Mosa, mas tempos depois (não se sabe bem o motivo) a Viação Acari reassume a linha que a partir daí, lança a (2ª versão) da linha 457 – Abolição x General Osório (via Tn Santa Bárbara). Vale ressaltar que ainda se derivaram as breves linhas 458 – Norte Shopping x Praia de Botafogo ( via Tn Santa Bárbara – circular) e 459 – Abolição x Praia de Botafogo ( via Tn Santa Bárbara – circular).
Em 1996, uma nova diretoria assume a Viação Acari, com participação do Grupo JAL, com o intúito de adequar a frota às exigências do mercado e também buscar uma melhor estrutura em todos os setores. O tempo seguiu.... E em 2010, com a reformulação do sistema de transportes do município do Rio de Janeiro, a Viação Acari passou a atuar nos consórcios Internorte e Transcarioca.
Como todos sabem hoje a prefeitura do Rio, se perdeu no racionamento das linhas de ônibus, prejudicando tanto os passageiros quanto as empresas que vem perdendo receita dia após dia, mediante aos encurtamentos das tradicionais linhas, forçando o passageiro a baldear até chegar ao seu destino. Uma lástima!
Assim como outras empresas cariocas a Viação Acari vem perdendo passageiros para outros sistemas rodantes (Trens / Metrô / BRTs / Vans ilegais), ficando a mercê de um plano diretor que vende a imagem de melhoria, mas que na prática só piorou. Basta ver como está sofrido ir e voltar ao trabalho no dia a dia. Antes a crítica se debruçava em cima das empresas de ônibus que tinham sim, que melhorar, mas hoje, em 2016, vemos que a solução é muito mais complexa do se imaginava.
Desejamos a Viação Acari a superação nesses dias difíceis em nosso país, prosperando com bons serviços a população através de suas máquinas encantadoras....
Texto e pesquisa de Marcelo Prazs, em 28/03/2016.

Comentários

  1. .... Andei muito de 299! Eu saía da rua Uruguaiana onde trabalhava e descia a Rio Branco para chegar lá pela Esplanada do Castelo e pegar o busão que fazia ponto final próximo à Igreja de Sta. Luzia. Achava legal, vixe, de noite, algumas vezes a pista molhada de chuva e o coletivo descendo a Francisco Bicalho e depois pegando um elevado para atingir a rua que ficava em frente à Mangueira.

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  2. Eu andei muito no 277, 299, 274, passa amanhã no Sampaio, e eu estudava no CIEP da Marquês de Sapucaí, uma pena ver essas linhas acabando e também e muito melhor cada empresa com suas cores, hoje tá tudo igual é muito ruim.

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