Porto Alegre-RS. Volta às Aulas com tecnologia e prevenção à violência no trânsito

Divulgação: PMPA

Nesta segunda-feira, 19, início do ano letivo das escolas particulares, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) lança o programa Volta às Aulas. Pais, alunos e condutores receberão material informativo e serão orientados sobre a importância da segurança no trânsito e prevenção de acidentes. A novidade deste ano - além das ações educativas, reforço na sinalização e vistoria no transporte escolar - é a parceria com algumas escolas para utilizar, gratuitamente, em fase de testes, o aplicativo “Filho Sem Fila”. As ações de educação, assim como a apresentação do aplicativo, será das 6h30 às 7h40, na escola de ensino médio da Associação Cristã de Moços (ACM), rua Washington Luiz nº 1050, Centro Histórico. O lançamento vai contar com a presença do secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Elizandro Sabino, do diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, do fundador do aplicativo “Filho Sem Fila”, Leo Gmeiner, e do diretor do ACM Centro, Cyro Garcia Leães. 
Filho Sem Fila - Através de uma parceria firmada com o aplicativo “Filho Sem Fila”, pais de alunos compartilham sua localização com as escolas, usando seus smartphones iOS, Android e Windows Phone, e, automaticamente, avisam à portaria que estão próximos ao colégio. O objetivo é melhorar a fluidez do trânsito, com mais segurança e agilidade na saída dos alunos. 
Educação - A programação completa dos agentes de educação será estendida para as próximas semanas, envolvendo, também, o início das aulas da rede pública de ensino. As atividades estão focadas na prevenção de acidentes, reforçando, principalmente, a necessidade da utilização das faixas de segurança nas travessias das vias. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti, o número de mortes em decorrência de atropelamentos preocupa, e a prevenção desses acidentes é uma das prioridades em 2018: “Ano passado houve redução do número de mortes no trânsito, mas 42 das 90 registradas foram resultantes de atropelamentos. Nos primeiros 45 dias desse ano, já temos um cenário positivo com redução de 70% nas mortes (de 10 para três, do início do ano até 15 de fevereiro em comparação com o ano passado), mas o trabalho de educação e prevenção dever ser constante e incansável.”   
Sinalização viária - A EPTC, com sua equipe da Gerência do Mobiliário e Sinalização Viária (GMSV), tem realizado vistoria nas faixas de segurança localizadas nas imediações das escolas. Nos pontos considerados mais críticos, acontece a repintura da sinalização. 
Transporte Escolar – Ao todo, 617 vans escolares estão credenciadas oficialmente pela EPTC para a prestação do serviço de transporte escolar. Cada veículo autorizado faz, em média, uma vistoria a cada semestre, para uma maior segurança dos alunos, como explica Luciano Souto, gerente de Fiscalização do Transporte da EPTC: “A questão da segurança dos alunos é fundamental na prestação do serviço. Os pais e professores devem estar atentos. Cada veículo credenciado possui o selo da vistoria realizada pela EPTC, além do alvará de tráfego”. A relação dos veículos legalizados como escolares consta no site da empresa (www.eptc.com.br).
Ações de educação agendadas:
- 19/02: 6h30 ACM – Centro; 13h Colégio La Salle São João - Norte
- 20/02: 7h Colégio La Salle Dores – Centro; 13h Colégio Glória - Sul
- 21/02: 7h Colégio Adventista – Su; 13h Colégio São Judas Tadeu - Norte
- 22/02: 7h: Colégio Santa Tereza – Sul; 13h Colégio Bom Conselho - Centro
- 23/02: 7h Colégio Farroupilha – Leste; 13h Colégio Bom Jesus Sévigné – Centro

Fonte: EPTC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rio de Janeiro-RJ. A linha de ônibus mais longa da Zona Oeste. Confira aqui as 10 mais colocadas

Prefeitura de Niterói prorroga restrição de circulação com municípios vizinhos até 20 de maio

Estado reserva R$ 20 mi para Linha 20-Rosa - Diário do Grande ABC